Esporte

Equipe Haas fecha as portas para neto de Fittipaldi em 2020

Uol | 28/08/19 - 20h22
Divulgação

O brasileiro Pietro Fittipaldi é atualmente piloto de testes da Haas e busca completar os pontos que precisa para obter a superlicença, espécie de carteira de motorista para pilotos de Fórmula 1, e se colocar na briga por uma vaga como titular para o ano que vem na categoria. No entanto, o chefe da Haas, Guenther Steiner, deixou claro que o time busca pilotos experientes para a próxima temporada, indicando pelo menos a vaga no time norte-americano está fechada para o piloto de 23 anos.

A explicação é simples: a Haas é a equipe mais jovem do grid e vem tendo dificuldades em atrair profissionais experientes em várias áreas. O resultado está sendo visto na pista: mesmo tendo uma boa base, o time tem dificuldades em entender os altos e baixos do carro, e inclusive teve de voltar a usar o equipamento da primeira etapa do ano, sem as novas peças que deveriam ter melhorado o desempenho ao longo da temporada. Não por acaso, estão em penúltimo no campeonato.

Além do carro, os pilotos são outro problema da equipe, já que os companheiros Kevin Magnussen e Romain Grosjean colidiram entre si em três oportunidades nesta temporada. O dinamarquês tem acordo válido até o fim de 2020 e acredita que o compromisso será respeitado. Já a saída do francês é dada como certa.

Steiner, contudo, disse querer um piloto experiente para a vaga. "Precisa ser algo por mais que um ano. E não queremos ser um campo de treinamento", afirmou o chefe da Haas. "Neste ano, a McLaren arriscou com um estreante e Lando Norris foi muito bem. Mas poderia ter dado errado. É uma opção, mas de alto risco. Nós poderíamos fazer isso, a questão é se queremos. Se tivéssemos um estreante no carro neste ano, não teria nos ajudado a nos encontrar com os pneus", explicou. "Nossas opções são reduzidas porque no momento estamos falando de pilotos experientes, e não de novatos."

Magnussen, no entanto, disse ao UOL Esporte que apoia a presença de Fittipaldi nos treinos livres neste ano, algo que não é descartado por Steiner. "Seria positivo porque é ele quem está desenvolvendo o simulador, então poderia ser uma boa forma de termos uma correlação".

Apesar das boas chances de conseguir pelo menos andar em sessões de treinos livres pela Haas, ainda não há a confirmação de quando isso seria possível para Fittipaldi. Steiner já avisou que isso aconteceria na parte final do campeonato, justamente pelos problemas atuais da equipe em se entender com o carro.

A Haas não é a única equipe que deve ter uma vaga aberta ano que vem. Como se espera que Esteban Ocon seja confirmado na Renault e Valtteri Bottas, na Mercedes, a principal opção seria na Toro Rosso. Mas até o momento apenas a McLaren confirmou seus pilotos para 2020, ainda que algumas duplas, como a da Ferrari, estejam sob contrato.

Depois de uma pausa de três semanas, a Fórmula 1 volta neste domingo com o GP da Bélgica.