Cristina Junqueira, fundadora do Nubank, esclareceu uma falha operacional no aplicativo que gerou confusão entre os clientes ao enviar notificações sobre uma suposta liquidação pelo Banco Central, resultando em transtornos para alguns usuários.
A falha foi causada por um erro na submissão de um pull request, que ativou acidentalmente um protocolo de crise, embora a notificação tenha atingido apenas uma pequena parte dos clientes, gerando apreensão entre eles.
Junqueira pediu desculpas e afirmou que a equipe já tomou medidas para evitar recorrências, destacando que mensagens de crise são pré-configuradas, mas o protocolo acionado não deveria ter mencionado o Nubank.
A fundadora do Nubank, Cristina Junqueira, respondeu seguidores no Instagram sobre a falha operacional registrada no aplicativo da instituição financeira, que surpreendeu clientes com uma notificação sobre suposta liquidação pelo Banco Central.
LEIA TAMBÉM
“Cara, bizarro mesmo, mas foi isso mesmo, um erro operacional. Uma pessoa que submeteu um PR que acabou acidentalmente ativando o protocolo que existe quando algo assim acontece. As mensagens foram para uma parcela muito pequena de clientes, mas é claro que causa uns transtornos”, escreveu.
“Pedimos sinceras desculpas a todos que receberam a informação incorreta. Enfim, mais um aprendizado e já atuamos para que não aconteça de novo.”
Cristina Junqueira não detalhou o significado da sigla "PR" mencionada na postagem. Na área de desenvolvimento de software, o termo costuma se referir a pull request, no qual alterações em códigos são submetidas para revisão antes de serem implementadas.
Mensagens para cenários de crise já ficam pré-configuradas
Outro seguidor relatou ser cliente do Nubank, assim como seus pais e sua irmã, e disse que a notificação o deixou apreensivo.
Em resposta, a fundadora da instituição explicou que mensagens desse tipo precisam estar previamente preparadas para eventualidades envolvendo outras instituições financeiras.
"Foi o mesmo protocolo que usamos para o Banco Master. Foi criado para isso, mas obviamente não deveria ter sido acionado e muito menos citado o próprio Nubank", explicou.
Questionada por um usuário se havia ficado irritada com o erro, a executiva respondeu que a reação foi compartilhada por toda a equipe. “Sim, e não fui só eu não, viu. Todos ficamos. Mas atuamos rápido para corrigir.”
LEIA MAIS
+Lidas