Brasil

Escolas de Natal terão que disponibilizar álcool em gel para combater doenças

Agora RN | 20/03/19 - 13h36
Câmara Municipal de Natal | Reprodução/Portal no Ar

Alunos e toda a comunidade das instituições de ensino da capital potiguar deverão ter acesso ao álcool em gel 70% para higiene das mãos. De caráter autorizativo, o projeto de lei, de autoria do vereador Dickson Júnior (PSDB), foi subscrito por Nina Souza (PDT), Sueldo Medeiros (PHS) e Cícero Martins (PSL), e foi aprovado, na tarde desta quinta-feira, 19, por unanimidade na Câmara Municipal de Natal visando combater a proliferação de doenças nesse ambiente tão propício.

Medida de saúde pública, as instituições de ensino do município devem manter o produto em lugares visíveis e de fácil acesso. “Diante da Recomendação emitida em abril de 2018, pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal, para escolas e creches, em que ressalva o uso do álcool a 70% como importante medida preventiva, entendemos a necessidade de ampliar o uso desse produto nesses ambientes que, infelizmente, registram grande índice de contaminação”, justifica o parlamentar, no projeto-de-lei.

O edil ressalta, ainda, que as instituições também podem recomendar o uso do álcool em gel em equipamentos e mobiliários de uso coletivo, como corrimões, fechaduras, torneiras, telefones, bancadas, etc. “Esse Projeto de Lei é importante na prevenção de doenças, inclusive a gripe H1 N1. Muitas pessoas já criaram a rotina de carregar um frasco para higienizar as mãos e é fundamental que escolas, que são ambientes com grande concentração de pessoas, disponibilizarem o produto”, frisa Dickson.

PREVENÇÃO

O Álcool Gel é um anti-séptico potente, com ação fungicida, bactericida e viruscida, que elimina a flora transitória, responsável pela maior parte das transmissões de infecção hospitalar. As grandes vantagens deste método são a maior eficácia microbicida, o menor consumo de tempo para higienização e a facilidade de acesso ao produto.