LEIA TAMBÉM
Economista alagoano Daniel Lima Costa, Presidente da ANESOLAR – Associação Nordestina de Energia Solar:
“Esse que vos escreve, nordestino de nascimento e criação, concorda com o poeta popular Patativa do Assaré quando versou que ‘é melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada’.
Presidente Lula, estão escrevendo a ‘coisa errada’ em relação à energia do sol.
Para o nordestino, o sol que outrora era algoz e agonia, hoje, transformando luz em energia, passou a ser melhoria de vida e alegria.
Atualmente são mais de 400 mil micros usinas solares distribuídas por todos os municípios nordestinos, totalizado 4,5 GW de potência instalada que, quando somada aos 5,5 GW das 1.800 usinas solares centralizadas, tornam o Nordeste o maior produtor de energia solar do Brasil.
Até agora, foram espalhados 45 bilhões de investimento por toda a região, que criaram nada menos do que 300 mil novos empregos verdinhos e iluminados pela energia do sol.
Mas não podemos parar por aí. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a região tem potencial para atingir 77,5 GW de geração sobre os telhados e, considerando a implantação de usinas solares centralizadas apenas em áreas já antropizadas, estima-se a possibilidade de dobrar esse número, alcançando 150 GW de potencial fotovoltaico no Nordeste.
Presidente, no Sertão, o sol flora a primavera, trazendo as cores da nação, o vermelho do poente e o verde do sertão, não deixe que nos tirem os frutos e as possibilidades da energia do sol.
E como escreveu o poeta, sejamos como o sol, sempre o mesmo, mas novo a cada amanhecer!”
LEIA MAIS
+Lidas