Um dos esqueletos mais completos do mundo de um tiranossauro rex ultrapassou as expectativas e foi leiloado por US$ 31,8 milhões na noite dessa terça-feira (6) pela casa de leilões britânica Christie's. A venda estabelece um novo recorde mundial para qualquer esqueleto ou fóssil de dinossauro já leiloado. A estimativa era de cerca de US$ 8 milhões.
O ossos são do dinossauro Stan, que ganhou esse nome em homenagem ao paleontólogo que os descobriu. O animal viveu há cerca de 67 milhões de anos. O esqueleto foi colocado em exposição na filial da Christie's em Nova York, nos Estados Unidos.
Ao longo das últimas duas décadas, o Stan vinha sendo estudado no Instituto Black Hills em Dakota do Sul, nos EUA, e os paleontólogos produziram dezenas de pesquisas como resultado.
Segundo a Christie's, Stan tem 4 metros de altura e 12 metros de comprimento, incluindo a cauda, e é composto por 188 ossos, o que o torna um dos maiores e mais completos esqueletos de tiranossauro rex do mundo. Acredita-se que o animal pesava entre 7 e 8 toneladas, o que corresponde ao dobro do peso de um elefante africano de hoje.
Stan se destaca por duas vértebras fundidas que os cientistas identificaram no pescoço, indicando que o dinossauro quebrou o pescoço em algum momento da vida e sobreviveu. Também há sinais de feridas no crânio e na costela, que podem ter sido causados por outro tiranossauro rex.
O primeiro osso foi encontrado na Formação Hell Creek, região de sítios de fósseis de dinossauros que se estende pelos estados norte-americanos de Montana, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Wyoming, em 1987, por Stan Sacrison, um paleontólogo amador.
Os especialistas levaram mais de 30 mil horas de trabalhos manuais para escavar e restaurar o esqueleto. Em agosto, uma nova espécie de dinossauro relacionado ao tiranossauro rex foi descoberta na Inglaterra.
A Christie's disse que o leilão foi uma oportunidade para um colecionador ou instituição privada adquirir os ossos do dinossauro. O vencedor anônimo recebeu por telefone a notícia de que havia ganhado a disputa.