Justiça

Está terminando campanha para alistamento de jovens de 16 e 17 anos

18/11/15 - 21h52

Eleitores de 16 e 17 anos não são obrigados a votar (Crédito: Reprodução internet)

Eleitores de 16 e 17 anos não são obrigados a votar (Crédito: Reprodução internet)

Vai até esta sexta-feira, 20, a Semana do Jovem Eleitor, projeto da Justiça Eleitoral que incentiva o alistamento eleitoral dos jovens, ampliando a participação deles no próximo pleito eleitoral de 2016. O foco principal da ação conjunta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) são os adolescentes de 16 e 17 anos, para quais o voto é facultativo.

 

O foco principal da ação conjunta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), são os adolescentes de 16 e 17 anos, para quais o voto é facultativo.

Em Alagoas, o projeto está sendo coordenado pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), que conclamou os juízes eleitorais de todo o Estado para organizarem eventos voltados ao chamamento antecipado dos jovens, através de ações de divulgação. Notas oficias e o material de divulgação da campanha foram enviados às rádios comunitárias e municipais e haverá a presença de servidores do TRE de Alagoas em escolas públicas e privadas.

Veja também reportagem do Pajuçara Noite. 

“O jovem que tem entre 16 e 17 anos não é obrigado a votar mas é imprescindível que a Justiça Eleitoral mostre que ele é muito importante para a efetivação desse processo democrático fundamental para a evolução do nosso país. Por isso essa mobilização nacional gigantesca deve ser vista pelos jovens como uma chance de se inserir diretamente na história da nossa cidade, do nosso Estado e do Brasil”, enfatizou o corregedor regional eleitoral de Alagoas, desembargador José Carlos Malta Marques.

Para tirar o primeiro título de eleitor basta que o jovem se dirija ao cartório eleitoral da sua região levando a documentação necessária, que é documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência. Em todo o país há 1.234.355 eleitores de 16 e 17 anos habilitados a exercer sua cidadania por meio do voto e participar de todo o processo eleitoral. Em Alagoas, são 26.599 jovens habilitados.

É importante ressaltar, ainda, que os jovens de 17 anos que completarão 18 até o dia 02 de outubro, data marcada para a realização do primeiro turno das Eleições 2016, são obrigados a votar. Após a Semana de Alistamento do Jovem Eleitor os interessados a votar terão até o dia 04 de maio do ano que vem para procurar os cartórios eleitorais.

Mais informações sobre o conteúdo Impressão

Jovem eleitora exibe o título eleitoral após a votação


Campanha convida jovens a tirar título e participar das próximas eleições


 


Começa na próxima segunda-feira (16) a Semana do Jovem Eleitor, projeto da Justiça Eleitoral que objetiva incentivar o alistamento eleitoral dos jovens, ampliando a participação deles no próximo pleito eleitoral de 2016. O foco principal da ação conjunta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que vai até o dia 20 de novembro, são os adolescentes de 16 e 17 anos, para quais o voto é facultativo.




Fonte: Assessoria