Alagoas

Estado anuncia edital para novo concurso da PM para soldados e oficiais

Redação TNH1 com Agência Alagoas | 17/05/21 - 15h10

O governador Renan Filho anunciou, nesta segunda-feira (17), a publicação do edital destinado a mais um concurso público para a Polícia Militar (PM), desta vez com mil vagas para soldado combatente e 60 para oficiais. O anúncio foi feito durante a cerimônia de formatura de 811 novos soldados da PM que concluíram o Curso de Formação de Praças (CFP),  na Academia Senador Arnon de Mello, no Trapiche da Barra.

“No primeiro curso de formação feito por esse Governo, colocamos na rua para trabalhar cerca de 800 soldados. Depois, formamos mais uma turma com cerca de mil policiais e, agora, estamos formando mais 811 praças. Ainda no dia de hoje, vamos publicar o edital para o novo concurso público da PM, dando seguimento a esse que é o maior ciclo de renovação da Polícia Militar, justamente num momento em que Alagoas se afirma como o Estado que mais reduz violência no país”, declarou Renan Filho, ao lado do secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça; e do comandante-geral da PM, Wellington Bittencourt.

Dos 811 formados nesta segunda-feira (17) e que reforçarão a Segurança Pública de Alagoas, 651 são homens e 160 mulheres. Eles foram divididos em duas turmas: uma com 296 formandos, remanescentes do concurso de 2006; e a outra com 515 do certame realizado em 2018.

“A gente só faz concurso para chamar os candidatos. No passado, faziam concurso para fazer política, para gerar uma expectativa; a gente, não! Uma parte desses soldados é de uma turma remanescente de 2006 que, lá atrás, o Estado concursou e não chamou; eles ingressaram na Justiça, ganharam a causa e nós estamos formando agora”, comentou Renan Filho.

Flávio Vieira, 44 anos, é um dos integrantes da turma de 2006, formados nesta segunda. Casado, pai de seis filhos, ele atuava como gestor de varejo alimentício. “Essa conquista é para eles”, afirmou, recordando toda a batalha vencida até a conclusão do curso.

“Foi muita resiliência. Quero agradecer demais à comissão que representou a reserva técnica e que, junto com o Governo do Estado, fez com que a gente assumisse e chegasse até aqui, depois de um ano e quatro meses de muita luta”, comemorou.

Efetivo duplicado

O secretário de Estado da Segurança Pública informou que os 811 praças formados nesta segunda-feira vão dobrar o efetivo policial em 28 municípios alagoanos que possuem Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs), passando de 12 para 24 policiais.

São eles: Boca da Mata, Murici, São José da Tapera, São José da Laje, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Viçosa, Junqueiro, São Luís do Quitunde, Igaci, Pão de Açúcar, São Miguel dos Milagres, Batalha, Mata Grande, Major Izidoro, Messias, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Pilar, São Sebastião, Taquarana, Marechal Deodoro, Maribondo, Lagoa da Canoa, Coruripe, Joaquim Gomes e Porto Real do Colégio.

De acordo com Alfredo Gaspar, em breve o efetivo também será reforçado em Craíbas, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Porto de Pedras e Porto Calvo. Ele assegurou, ainda, que os novos CISPs já estão com os seus quadros de policiais reservados.

“Também, por determinação do governador, acolhido pelo comandante-geral da Polícia Militar, vamos reativar, com força máxima, as oito bases comunitárias de Maceió. Então, isso não se trata de uma simples formatura de policiais, isso é o incremento verdadeiro. A população irá sentir ainda mais, lá na ponta, uma melhoria na Segurança Pública, que já tem alcançado grandes resultados”, afirmou Alfredo Gaspar.