Alagoas

Estado inicia distribuição de mais 24.142 doses de vacinas contra a Covid-19

Agência Alagoas | 10/07/21 - 12h28
Ascom Sesau

Uma nova remessa com 24.142 doses de vacinas contra a Covid-19 começou a ser distribuída para os 102 municípios alagoanos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Os imunizantes CoronaVac e Pfizer chegaram a Alagoas nessa quinta-feira (8) e na madrugada desta sexta-feira (9), enviados pelo Ministério da Saúde (MS).

O Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL) definiu que seriam entregues 6.190 doses da Coronavac e 17.952 da Pfizer para que as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) utilizem os imunobiológicos como primeiras doses e para retomarem a imunização de gestantes e puérperas. As cidades que mais receberam doses desse último lote foram Maceió (7.122), Arapiraca (1.938), Rio Largo (666), Palmeira dos Índios (624) e União dos Palmares (516).

As vacinas ficam acondicionadas em temperatura recomenda pelos fabricantes, com a CoranaVac entre 2° e 8° Celsius e as doses da Pfizer congeladas e mantidas em temperatura entre -25° e -15° Celsius. Os imunizantes ficam à disposição dos municípios nas Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e em Arapiraca.

As doses das vacinas e os insumos só podem ser retirados após os municípios realizarem solicitação no Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES). Na Central Maceió o agendamento deve ocorrer pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com; já na Central de Arapiraca, pelo e-mail: creadiarapiraca@gmail.com.