Geral

Estas são as lojas que você deve evitar na Black Friday

19/11/15 - 18h23

Cuidado na hora das compras na Sexta Negra! (Crédito: Ilustração)

Cuidado na hora das compras na Sexta Negra! (Crédito: Ilustração)

A Black Friday está chegando! É no próximo dia 27, como de costume, uma sexta-feira. Apesar de já ser um evento tradicional no mercado brasileiro, muitos consumidores ainda sofrem com fraudes e dores de cabeça na hora das compras. Não à toa, o evento ganhou alguns apelidos, como “Black Fraude” e “Tudo pela metade do dobro”. Se você está pensando em aproveitar a onda de promoções para comprar um produto novo, fique atento para as lojas com má reputação entre os consumidores.

O Procon, órgão de defesa do consumidor, criou uma página online que elenca vários sites e lojas virtuais não muito confiáveis. Para entrar nesta famigerada lista, a loja precisa ter tido várias reclamações no Procon e em sites como o Reclame Aqui. Se a loja não responder às reclamações e não resolver os problemas ou, ainda, não puder ser contatada, ela entra para a lista negra.

A lista de lojas fraudulentas, que pode ser vista neste link, possui muitos nomes. Ela abrange tanto lojas que ainda estão em operação como outras que já foram retiradas. O motivo da manutenção dessas lojas que não estão mais online é que a qualquer momento elas podem voltar.

Além do endereço URL, a lista entrega o nome da empresa ou responsável, o número do CNPJ ou CPF, se está no ar ou offline e, ainda a inclusão no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Numa rápida olhada, é possível identificar algumas lojas conhecidas e que ainda estão online, como  a “Barato a jato” e a “Compre da China”. São várias as categorias de atuação dessas lojas virtuais. As mais populares são videogames, jogos e produtos importados. Mas há de vários segmentos, como perfumes, roupas, celulares, etc.

Alguns dos problemas mais comuns enfrentados pelos usuários que estão em busca de boas ofertas são promoções falsas, com produtos a preços muito baixos. Ou lojas que aumentam os preços gradativamente e, na Black Friday, voltam ao preço normal e dizem que é promoção. Ainda temos atrasos na entrega ou cobranças absurdamente caras de frete.

No entanto, isso não significa que não hajam boas ofertas. Primeiramente, saiba o que você quer ou precisa comprar. Assim você não fica perdido em meio a tantas ofertas. Em segundo lugar, desconfie de promoções muito boas, como um Moto G 2015 por menos de R$ 500, como eu vi esses dias. Lembre-se do ditado: “Quando a esmola é grande o santo desconfia”. E, por fim, veja o histórico de preços em sites como Zoom e Buscapé, para se certificar de que a oferta é realmente uma promoção e não um “tudo pela metade do dobro”.



Fonte: AndroidPit