Nordeste

Estudante cola adesivos em pontos de ônibus para orientar passageiros no CE

Com agências | 12/07/19 - 09h21
Modelo dos adesivos colados em pontos de ônibus de Juazeiro | Fernanda Barbosa/ Arquivo Pessoal

Uma estudante cearense tomou a iniciativa de colar adesivos informativos sobre o transporte em pontos de ônibus da cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Os adesivos com os dizeres “Que ônibus passa aqui?” estão espalhados para suprir uma deficiência no sistema de informação de ônibus na cidade. 

A ação idealizada pela estudante Fernanda Barbosa foi posta em prática após ela perceber que a maioria das paradas tem apenas um poste indicando que ali é um ponto, mas não traz os nomes das linhas que passam no local.

Com a problemática, a jovem passou a procurar na internet alternativas, até que resolveu colar os adesivos. "Encontrei uma iniciativa de um grupo de Porto Alegre. Eles colocavam adesivos em paradas de ônibus, então pensei em colocar eu mesma os adesivos", explica a idealizadora.

Fernanda conta que, quando sabe o nome das linhas, ela própria escreve nos adesivos, mas que a proposta é construir um sistema colaborativo para que outras pessoas possam contribuir com as informações. A ideia tem sido bem aceita pela população, já que muitos têm dificuldade sobre que ônibus pegar em determinados pontos.

"Às vezes estou no aeroporto e não sei qual ônibus devo pegar naquele ponto para ir pro Crato, porque não tem nada identificando quais linhas passam ali", aponta a estudante Natália Amaro, que sempre usa o transporte público.

Além da população de Juazeiro, a ação visa ajudar também quem está de passagem pela cidade e não conhece as linhas. 

"Sou usuária de ônibus há muito tempo e sempre tive muita dificuldade de pegar ônibus. Vai ajudar não só quem mora na cidade, mas também as pessoas que vêm visitar Juazeiro", conclui a idealizadora.

Atualmente Juazeiro do Norte tem 412 pontos de ônibus na cidade. A iniciativa já atendeu a oito pontos em apenas uma semana. A meta é imprimir mais adesivos para colocar em outras paradas. 

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte confirmou em nota a ausência de placas informativas nos pontos e que ainda não há iniciativa pública para implantar o projeto. 

"Não há, até o momento, um projeto, ou uma política pública para implantação desses informativos. No entanto, vou passar essa ideia ao setor responsável para analisar a possibilidade", relatou a nota.