Alagoas

Estudante da rede estadual coleciona medalhas no atletismo e vai disputar Sul-Americano

08/11/23 - 18h10

Naquela manhã de sábado, Johnata saiu de casa rumo à Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, no Clima Bom, onde é aluno do 9º ano do ensino fundamental. Ele acreditava se tratar de uma seletiva para o time de futebol da escola, mas, ao chegar lá, percebeu que era uma “peneira” para encontrar talentos do atletismo. Para não perder a viagem, resolveu arriscar.

O que Johnata não sabia é que aquele dia mudaria sua vida e que, dois meses depois, ele seria campeão da modalidade salto em distância, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), disputados no último dia 30 de outubro, em Brasília.

“Apenas quando subi ao pódio percebi que tinha ganho ouro no JEBs e comecei a chorar. Sou muito grato a todos que acreditaram em meu potencial e torceram por mim: minha treinadora Bruna, meus treinadores Anderson e Thales, o Degnaldo, os diretores da Benedita de Castro, minha família e meus amigos”, declarou Johnata, que alcançou a marca de 6,23 metros e garantiu, além da medalha de ouro, a classificação para o Sul-Americano Escolar que será disputado no Chile, em dezembro. 

O bom filho à casa torna - Para entender o valor da conquista de Johnata é preciso voltar um ano no tempo, quando encontramos o jovem Degnaldo Barbosa chegando à Escola Estadual Benedita de Castro Lima como estudante de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e estagiário enviado pelo programa de estágios do Governo de Alagoas, o Pontapé. Um retorno mais que especial para Degnaldo, pois ele mesmo foi aluno da escola e lá concluiu seu ensino médio.

“Fiquei muito feliz ao voltar a minha escola, reencontrar meus professores e ter toda a estrutura e apoio para desenvolver o projeto do atletismo, algo que já havia vivenciado na equipe Vulpes, da Ufal, e com o professor Darlan Viana. Quando voltei ao Benedita, quis proporcionar aos alunos uma experiência que gostaria de ter tido quando adolescente. E o sucesso da seletiva que fizemos e que descobriu o Johnata mostra que o atletismo pode ser trabalhado em qualquer espaço que possa ser adaptado”, destacou Degnaldo.

Ascensão meteórica - Quinze estudantes participaram da seletiva promovida na escola, nas provas de salto, arremesso de peso e 40 m rasos. A ascensão de Johnata foi meteórica: sem nunca ter praticado o esporte, em um período de dois meses ganhou três medalhas nos Jogos Estudantis de Alagoas, o Jeal – dois ouros no salto em distância e altura e bronze no arremesso de peso -,duas no Alagoano de Atletismo – pratas nos saltos em distância e altura – e o ouro nos JEBs.

“Nunca me imaginei fazendo atletismo, mas, hoje, não me vejo em outro esporte; é o que quero para o meu futuro. Por isso, sou muito grato ao Degnaldo e à escola, por terem me apresentado ao esporte e sempre torcerem por mim”, disse Johnata, que, atualmente, treina três vezes por semana na pista da Ufal e é atleta do Instituto Bruna Farias, que o descobriu durante o Alagoano de Atletismo.

Orgulho do Clima Bom - Diretora-adjunta da Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, Klirle de Moraes diz que a conquista de Johnata orgulha não só a escola, mas também o bairro do Clima Bom.

“Moro neste bairro desde os 9 anos de idade e aqui tem muita gente talentosa e jovens com um potencial enorme. Johnata é um exemplo, não só como atleta, mas, também, como estudante. Suas vitórias no Jeal e  no JEBs despertaram em outros alunos o interesse em praticar o atletismo. O fato de ele ter sido descoberto por um ex-aluno nosso, que retornou à escola como estagiário de Educação Física pelo Programa Pontapé, me deixa ainda mais feliz”, afirmou a gestora.

Seu companheiro de gestão, o também diretor-adjunto Fabrício Rocha, celebra o feito. “Vibramos muito com a medalha do Johnata. E saber que ele foi descoberto pelo Degnaldo, que é um jovem muito focado e compenetrado, nos traz ainda mais orgulho”, revelou.