Educação

Estudante de Medicina do Cesmac que ironizou paciente é suspensa do curso por seis meses

Reunião do Colegiado de Curso também definiu a reprovação dela no estágio em unidade de sapude de Marchal Deodoro

Redação TNH1 | 09/02/22 - 16h18

Após viralizar de maneira negativa nas redes sociais ao ironizar uma paciente que morreu e "atrapalhou" seu descanso durante um plantão, uma aluna do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac foi suspensa por seis meses de todas as atividades da faculdade, além de ser reprovada no estágio em uma unidade de pronto atendimento de Marechal Deodoro, onde o caso aconteceu.

As medidas foram definidas em uma reunião do Colegiado de Curso do Cesmac, na manhã desta quarta-feira, 9. De acordo com o coordenador do curso de Medicina, professor André Falcão, uma nova reunião do conselho superior da instituição deve avaliar a ampliação do período de suspensão, que poderá ser maior que seis meses.  

O caso

As imagens da estudante ironizando a paciente foram compartilhadas pela universitária nos stories do perfil dela no Instagram, mas com a restrição para apenas "melhores amigos", uma ferramenta da rede social que permite mostrar o conteúdo do perfil apenas para pessoas que ela selecione. Mesmo com essa restrição, alunos do curso visualizaram as fotos, se revoltaram e denunciaram os prints. 

Ao postar as imagens, a estudante também expôs o nome da paciente, que estava com sintomas de infarto e precisou de atendimento de urgência, assim como deixou visível os remédios que a paciente havia tomado. "Faltando 10 minutos para minha hora de dormir, chega a mulher infartando e com edema agudo de pulmão. E agora já passou 1h30 da minha hora de dormir. Tô puta", compartilhou a jovem nas redes sociais. 

Nessa terça-feira, 8, o coordenado do curso, André Falcão, tomou conhecimento do caso, classificou as denúncias como graves e prometeu tomas todas as medidas cabíveis.