Brasil

Estudantes são investigados por ameaças em grupo de Whatsapp da UFCG

Com informações do G1/PB | 21/03/19 - 11h19

Quatro pessoas suspeitas de ameaçar um estudante do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), após serem denunciadas por preconceito na internet, prestaram depoimento à Polícia Civil nessa quarta (20). Uma quinta pessoa envolvida deve comparecer à delegacia hoje (21) 

Os suspeitos teriam feito comentários preconceituosos em um grupo de Whatsapp formado pela turma de Engenharia e, após denunciados, teriam ameaçado o estudante autor da denúncia.

De acordo com a delegada Elizabeth Beckman, são investigadas duas mulheres e três homens. Eles assumiram ser os autores dos comentários, mas disseram que tudo não passou de uma “brincadeira”, sem cunho ameaçador.

Os comentários foram divulgados no dia 14, através de capturas de tela que mostram colocações racistas, homofóbicas e preconceituosas. Na conversa, estudantes debocham dos beneficiários do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Governo Federal. Palavras como “preto”, “amarelo”, “bixa”, “pobre” e “socialista” são postadas por alguns dos estudantes durante a conversa.

Após ser denunciado, um dos estudantes chegou a enviar uma foto de um dos assassinos do massacre da escola em Suzano (SP), e escreveu: “Vede o destino dos que traem seus concidadãos”.

O processo tramita no Juizado Especial Criminal e os alunos assinaram um termo de compromisso, assumindo a responsabilidade de comparecerem à audiência judicial, quando for marcada. Segundo a UFCG, a Reitoria da instituição encaminhou o processo para a Procuradoria Federal.