Tecnologia

EUA e UE pretendem regulamentar bigtechs, diz site

BP Money | 23/09/21 - 20h02
Reprodução

Os Estados Unidos e a União Europeia pretendem elaborar uma regulamentação unificada de maneira que aborda uma limitação dos poderes de mercado das grandes empresas de tecnologia, as bigtechs, de acordo com reportagem da Reuters. A expectativa é que as mudanças sejam anunciadas no próximo dia 29, durante reunião do Conselho de Comércio e Tecnologia EUA-UE em Pittsburgh, onde também serão divulgadas modificações nas áreas de tecnologia, clima, comércio e cadeias de abastecimento.

As gigantes bigtechs norte-americanas como o Google, Facebook, Apple e Amazon têm crescido cada vez mais e com isso, se faz necessário uma regulamentação. O papel de conter o poder crescente foi assumido pelos EUA e UE. De acordo com o divulgado, o grupo focado na regulamentação das empresas de tecnologia irá "trocar informações sobre nossas respectivas abordagens de governança de plataforma de tecnologia, buscando convergência onde for viável", diz o memorando.

Segundo a fonte, serão abordados temas como discurso de ódio, amplificação algorítmica e acesso a dados para pesquisadores. "Identificamos questões comuns de preocupação em torno do poder do gatekeeper pelas principais plataformas e a responsabilidade dos intermediários online", explica.