Mundo

EUA: Jovem se demite do Walmart pelo alto-falante e denuncia patrões; assista

UOL | 06/11/20 - 09h14

A filipina Shana Ragland, de 19 anos, que vive nos Estados Unidos, viralizou ao fazer um discurso de demissão em uma unidade da rede de supermercados Walmart, usando um alto-falante da loja.

Ela, na prática, já estava demitida, pois já tinha sido mandada embora pouco antes, mas, antes de deixar a vaga, resolveu denunciar casos de abuso de poder, racismo, sexismo e até assédio que ocorreram no ambiente de trabalho.

Ragland postou um vídeo na rede social TikTok que mostra o momento no qual ela faz o discurso no alto-falante, para que clientes e a equipe toda que trabalha no lugar a escutassem.

"Atenção todos os clientes, funcionários e gerentes do Walmart: meu nome é Shana, do estoque, e eu só queria dizer que Henry é um canalha racista, Giovana é uma racista, Lia é uma gerente babaca. Essa empresa demite funcionários negros sem motivo. Essa empresa trata seus funcionários feito m..., especialmente os do estoque", falou.

@shanaquiapo

And here is the video of me quitting my toxic, sexist, racist workplace. ##walmartchallenge ##fyp ##viral ##walmart ##walmarthaul ##walmartfindspart1

♬ original sound - Shana

A ex-funcionária trabalhou na loja por um ano e sete meses. Ela afirma que sofreu assédio sexual e cita o nome de todos os homens que a assediaram.

"Jimmy da seção de esportes, Joseph do caixa e Larry do setor de jardinagem vocês todos são uns tarados e eu espero que vocês não falem com suas filhas do mesmo jeito que falam comigo", denunciou.

A seguir, a jovem se despede com gratidão de um colega de trabalho que é seu amigo, Ariel. Apesar de não ter gostado de trabalhar no Walmart, a moça agradece a ele por ajudá-la a conseguir o emprego no supermercado um ano antes, quando "ela mais precisava".

Por último, Ragland encerra o pronunciamento voltando a criticar colegas de trabalho por atitudes incorretas. "F...-se os gerentes, a empresa, este cargo e aquela vagabunda preguiçosa da Cris. Eu me demito dessa p...", finaliza.

No Tik Tok, o vídeo rendeu mais de 6,2 milhões de curtidas e 97,5 mil comentários. Ele também foi postado em outras redes sociais, como no Twitter, onde mais de 11 mil pessoas o compartilharam.

Mais tarde, a funcionária que pediu demissão postou outro vídeo que uma cliente filmou durante o discurso dela. É possível ver na filmagem a reação dos funcionários do Walmart chocados e dando gargalhadas, conforme Ragland fala no alto-falante.