LEIA TAMBÉM
Os dados elencados a seguir são do Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil:
– 180 mil crianças e adolescentes (até 19 anos) firam vítimas de violência sexual no país de 2017 a 2020, numa média de 45 mil por ano;
– 62 mil das vítimas nesse período, um terço do total, são crianças de até 10 anos;
– cerca de 80% delas são do sexo feminino, entre 10 e 14 anos de idade, enquanto os do sexo masculino têm entre 3 e 9 anos de idade;
– normalmente os casos ocorrem na residência da vítima e 86% dos autores eram conhecidos da família.
O trabalho, realizado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, será apresentado a agentes públicos nesta quarta-feira, 7, das 8 às 17 horas, no evento “Acolher e Proteger”, na sede da Esmal – Escola Superior da Magistratura de Alagoas, marcando o Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão – celebrado em 4 de junho.
O encontro “Acolher e proteger: como promover espaços de escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência” é iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e vai reunir representantes de 81 municípios alagoanos.
Dennis Larsen, coordenador do UNICEF para Alagoas, Paraíba e Pernambuco, explica a proposta:
“Trabalhamos para que nenhum menino ou menina seja vítima ou sequer testemunha de violência. Mas, infelizmente, ainda enfrentamos muitos desafios para garantir essa proteção contra a violência de crianças e adolescentes. E, quando isso acontece, não podemos permitir a revitimização. Precisamos de uma rede de atendimento que garanta a prevenção, proteção e a resposta às violências”.
, destacou Dennis Larsen, coordenador do UNICEF para os estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco.
LEIA MAIS
+Lidas