Contextualizando

Evento no Ifal festeja hoje 40 anos da redemocratização do Brasil

Em 1 de Agosto de 2025 às 07:00

Os 40 anos da redemocratização do Brasil serão celebrados nesta 6a feira, 1o de agosto, a partir das 9 da manhã, com um cerimônia no Instituto Federal de Alagoas Maceió, no Centro, reunindo movimentos sociais, universidades, lideranças políticas e entidades populares, com adesão de 11 partidos comprometidos com os valores democráticos.

Os idealizadores do evento, que concederá a Ordem do Mérito Constituinte de 1988 aos parlamentares alagoanos vivos e in memoriam, são o vice-governador Ronaldo Lessa e o ex-vereador e ex-deputado federal Régis Cavalcante, que receberão a Ordem do Mérito Memória e Democracia.

Dos que participaram da elaboração da Constituição Federal de 1988 vão ser homenageados presencialmente José Costa, José Thomaz Nonô, Renan Calheiros e Teotonio Vilela Filho, bem como os já falecidos Albérico Cordeiro, Antônio Ferreira, Eduardo Bomfim, Geraldo Bulhões, Roberto Torres, Vinícius Cansanção, Divaldo Suruagy e Guilherme Palmeira.

Pela prpgramação, haverá mesa de debate com o tema “História, Política, Cultura e Democracia”, mediada pelo advogado Moacir Rocha, com participação de Geraldo de Majella, historiador e escritor; Ênio Lins, jornalista; Luciana Santana – cientista política da Universidade Federal de Alagoas e coordenadora-geral da Câmara de Estudos Políticos.

"Em 1985, o Brasil encerrou um ciclo sombrio de autoritarismo e iniciou sua reconstrução democrática. A Lei da Anistia, as Diretas Já e a Assembleia Nacional Constituinte (1987–1988) foram etapas decisivas para a criação da 'Constituição Cidadã' – símbolo dos direitos civis, da justiça social e da soberania popular", explica o portal "082Notícias".

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas