Saúde

Evidências apontam que pandemia continua em descontrole em Alagoas, diz Observatório da Ufal

Eberth Lins | 17/05/21 - 10h52

Durante a 19ª Semana Epidemiológica (SE) de 2021, entre os dias 09 e 16 deste mês, Alagoas contabilizou 4.790 novos casos da Covid-19 e mais 114 óbitos causados pela doença. 

Neste período, das 12 localidades analisadas pelo Observatório Alagoano de Políticas Públicas Para o Enfrentamento à Covid, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sete apresentaram aumento de casos e seis aumento de óbitos.

Para o Observatório, a pandemia de Covid  em Alagoas continua apresentando sinais de instabilidade. 

"Apesar da queda de óbitos, os demais indicadores continuam apontando para um descontrole na transmissão, que é evidenciado pela manutenção do número de novos casos em um nível alto, bem como dos casos suspeitos e da ocupação dos leitos de UTI, que voltou a registrar números acima de 80% ao longo da última semana", pontuou o coordenador do Observatório, Gabriel Bádue.

Maceió é a única localidade a apresentar redução simultânea de novos casos e óbitos ao longo dos últimos quatorze dias. Arapiraca, a 6ª  e a 1ª região registraram as maiores taxas de incidência de novos casos na 19ª SE, iguais a 284, 180 e 164 casos para cada 100 mil habitantes, respectivamente. Com relação aos óbitos, a 1ª região registrou 7,4 mortes para cada 100 mil habitantes, seguida por Maceió e Arapiraca que registraram 4,5 e 3,9 mortes para a mesma proporção populacional.  

Suspeitos e testagem 

De acordo com o Observatório, o número de casos suspeitos e a proporção de resultados positivos entre os testes realizados pelo Lacen estão entre os indícios de que a transmissão do novo Coronavírus ainda não está controlada no estado. Na 19ª SE, o número de casos suspeitos continuou subindo, chegando a 12.339 ontem (16), quando foram notificados 691 novos casos e mais 15 mortes causadas pela doença.

"Neste sentido, 45% dos 4.773 exames realizados na última semana foram confirmados para Covid-19. Este resultado, semelhante ao observado nas últimas dez semanas, corrobora com as evidências apontadas pelos demais indicadores", traz o relatório.

Ocupação de leitos 

Outra questão observada foi a ocupação de leitos de UTI, que voltou a subir, se comparado com a semana anterior. "O número voltou a estar bem próximo do limite de 80% recomendado pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste para adoção de medidas mais rígidas de controle. Além disso, quando analisada a situação de cada um dos nove municípios que possuem leitos dessa natureza, percebe-se que em várias localidades a ocupação estava acima do referido limite", ressaltou o Observatório.