Futebol

Ex-CRB e CSA, Valdiram é encontrado morto em São Paulo

Redação com Futebol Interior | 21/04/19 - 07h13
Reprodução Record TV

Valdiram, ex-atacante do Vasco e artilheiro da Copa do Brasil de 2006, conheceu a derrota definitiva. Vivendo na rua há dois anos, o ex-jogador foi morto a pauladas neste sábado em São Paulo por outros moradores de rua, na Zona Norte de São Paulo. Em Alagoas, ele atuou por CRB, CSA e Comercial de Viçosa. As informações da morte foram divulgadas pelo Brasil Urgente, da TV Bandeirantes.

Valdiram também jogou no futebol português e no Vasco da Gama, onde foi inclusive artilheiro da Copa do Brasil em 2006. Alguns anos depois, atuou no CSA, entre outras equipes do futebol brasileiro.

Valdiram foi o destaque do Vasco na campanha da Copa do Brasil em 2006 (Crédito: Divulgação/Vasco)

Com mais polêmicas do que partidas boas, Valdiram ganhou fama pela artilharia na Copa do Brasil em 2006 com a camisa do Vasco. Depois rodou o Brasil, sempre colecionando polêmicas. Foi acusado de estupro, agressão a uma mulher, fugas de concentração e faltas a treino. Durante sua passagem pelo Central, foi dispensado por promover uma festa e andar nu pela concentração.

Quando atuava pelo Comercial-AL o jogador foi encontrado numa boca de fumo, na cidade de Viçosa. Pessoas próximas a ele, e que foram até o local, afirmaram que seu estado era lamentável. Muitas latas para consumir drogas, cachimbos e até vela. O pai de Valdiram também foi chamado para levar o filho do local.

Dias antes ele já havia se envolvido numa confusão. Ele roubou o celular Iphone de um companheiro e vendeu por R$ 50. Indícios de que já havia voltado a se drogar. Situação que o presidente do clube, Flavius Flaubert não imaginava passar. Ele até elogiou o comportamento do ex-vascaino dentro do grupo.

Foi preso três vezes, numa delas por tentativa de estupro. Em 2011 e 2012 precisou ser internado numa clinica de reabilitação. Virou evangélico e teve a chance de voltar a jogar no primeiro semestre de 2013, pelo Bonsucesso, do Campeonato Carioca.

Sem chances no futebol e na vida, Valdiram passou a morar na rua. Ano passado, ele viveu embaixo da marquise de um supermercado em Bonsucesso, no Rio de Janeiro, antes de receber sua última chance. Resgatado pelo Vasco e levado para tratamento em uma clínica de reabilitação. Recebeu oportunidade no Olaria, mas deixou o clube após pedir dinheiro para ir à farmácia e voltar após uma semana.

O último ato de ajuda feita por amigos foi o dinheiro para uma passagem de ônibus para São Paulo, onde Valdiram encontraria a irmã. Isto em julho de 2018. De lá pra cá, ele viveu nas ruas da capital paulistana e não teve um final feliz.

DESCOBERTO POR ROBERVAL DAVINO NO CRB
Nascido no interior de Pernambuco e com raro talento, Valdiram dos Santos da Silva foi descoberto pelo treinador Roberval Davino no CRB-AL e depois jogou em equipes como Mirassol e Anápolis-GO, até chegar ao futebol de Portugal. Na volta ao Brasil, Valdiram destacou-se no Esportivo-RS e teve seu melhor momento ao vestir a camisa do Vasco entre 2006 e 2008 formando dupla de ataque com Romário, tendo sido o artilheiro da Copa do Brasil de 2006.

Com inúmeros problemas disciplinares, Valdiram foi dispensado pelo Vasco e ainda teve chance de retomar a carreira no CSA-AL e Ituano, mas o vício em drogas e em bebidas não permitiu que o jogador voltasse a ter destaque.

Desacreditado, Valdiram começou a perambular por equipes apenas intermediárias como Itumbiara-GO, Avenida-RS, Goytacaz-RJ, Tupi-RJ, Duque de Caxias-RJ, Bonsucesso-RJ, Comercial de Viçosa-AL, entre outros. Seu último clube foi o Atlântico, em 2017, no interior da Bahia, onde teve uma rápida passagem.