Justiça

Ex-esposa diz que foi alertada por filha do italiano sobre ameaça de morte

Redação TNH1 | 31/05/22 - 13h38
MP-AL

Em depoimento diante do júri popular, pela 7ª Vara Criminal de Maceió, a ex-esposa do réu Pasquale Palmieri afirmou que foi alertada pela filha mais velha do italiano de que ele teria comprado uma arma para matá-la. O julgamento começou na manhã desta terça-feira, 31, e está sendo presidido pelo juiz Ewerton Carminati, no Fórum da Capital, no Barro Duro.

Pasquale responde pelas acusações de homicídio contra José Benedito Alves de Carvalho; tentativa de homicídio contra Maricélia Schlemper (esposa de Benedito) e tentativa de feminicídio contra Dhanalutchmee Palmieri, ex-mulher do acusado, conhecida como Sandra. Há ainda a acusação de porte ilegal de arma de fogo. 

A assessoria do Ministério Público Estadual, órgão que pede a condenação com pena máxima pela morte de José Benedito Alves de Carvalho, está acompanhando o caso e compartilhando as informações. Veja alguns trechos já narrados ao longo do julgamento: 

  • - Pasquale entrou no salão do júri fingindo não entender o português
  • - A ex-esposa acaba de confessar que foi alertada pela filha mais velha de Pasquale, que rla ajudou a criar, que ele havia comprado uma arma para matá-la. E que ameaçou arremessá-la, com a filha caçula, do 6° andar de onde moravam  
  • - O guarda afirmou que quando deu ordem de prisão, Pasquale apontou a arma em sua direção e o guarda disse que iria contar até 3 para ele baixar. Também disse que dentro do carro foram encontradas outras munições novas de calibre 32, arma usada pelo italiano.
  • - O italiano disse que não ia falar, se apresentou como investidor, professor doutor de francês. A ex-mulher confirmou.
  • - Sandra confidenciou que ele já tentou matar o filho mais velho, mas isso n consta no processo
  • - "Assim que o réu adentrou aquela porta, senhores, lembrei de uma frase de Rui Barbosa. Não se deixem enganar pelos cabelos brancos, pois canalhas também envelhecem", fala o promotor Frederico Monteiro.
  • - Ele pede que o conselho de sentença acate as qualificadoras. Diz que o MP pede justiça em nome da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos direitos das mulheres e como tutor dos direitos da sociedade.
  • - O promotor de Justiça Izelman Inácio apresenta agora ao Conselho de Sentença o que é munição deflagrada e pinada. "Para quem acredita em Deus, foi ele que evitou os dois primeiros disparos", disse.

Foram ouvidos como testemunha a advogada Maricélia, a ex-esposa Sandra e o guarda judiciário que deteve o italiano na época. O julgamento entrou em fase de debate logo depois, por volta das 12h50.

Relembre o caso - O fato ocorreu na tarde do dia 9 de março de 2021, em frente ao Fórum da Capital. Na ocasião, Maricélia estava no Fórum representando Sandra em processo de divórcio entre sua cliente e Pasquale.

À Justiça, Maricélia e Sandra afirmaram que eram os alvos iniciais do acusado. José Benedito teria sido atingido fatalmente ao se posicionar na frente de sua esposa Maricélia, para defendê-la.

A defesa requereu o afastamento das acusações de tentativas de homicídio e feminicídio contra as duas mulheres, no entanto, o juiz Filipe Munguba, que proferiu a sentença de pronúncia, entendeu que tais fatos devem ser julgados pelos Júri.

“Apesar da negativa [...], as provas colhidas em Juízo são suficientes para levar o réu ao crivo do Conselho de Sentença em relação a todas as imputações constantes na denúncia, posto Maricélia e Sandra afirmaram em Juízo que foram as primeiras na mira da arma do réu, que chegaram a ouvir estampidos, mas a arma falhou, e que ainda correram perseguidas pelo réu, que dizia que ia matá-las”, diz a sentença.