Televisão

Ex-globais do esporte mostram que há vida profissional fora da TV

Uol | 14/08/19 - 13h45
Reprodução/TV Globo

Após passarem boa parte da vida profissional na Globo, Cris Dias, Luciana Ávila, Andrei Kampff, Ivan Moré e Luís Ernesto Lacombe se tornaram exemplos de que há vida fora da maior emissora do país e, principalmente, fora da televisão. Apostando em novas mídias e novos projetos, os ex-globais estão se virando bem nesses tempos de mudanças no jornalismo.

O repórter Andrei Kampff passou 25 anos na Globo e deixou a emissora no ano passado. Sem a exclusividade exigida pela antiga empresa, ele finalmente conseguiu realizar um sonho antigo. "Minha ideia sempre foi conciliar o direito e o esporte. Fiz um curso de pós-graduação em direito esportivo quando ainda trabalhava na Globo e, quando saí de lá, virei sócio de um escritório de advocacia, que queria criar um braço esportivo. Logo depois lancei um portal de direito esportivo, o Lei em Campo, que está hospedado no UOL", diz Andrei.

Além da sociedade e do blog no UOL, o repórter também atua agora como comentarista em jogos de futebol transmitidos pelo Dazn, uma plataforma de streaming. "Hoje tenho uma carga horária maior, mas ela é mais produtiva. Como repórter, eu recebia uma escala geralmente no início da noite e só a partir daí planejava meu dia seguinte. Hoje eu posso planejar a minha vida, deixar tudo adiantado e passar um fim de semana só com minha família. Consigo organizar o meu tempo."

Os novos caminhos já fizeram Andrei se estabilizar financeiramente. "A TV aberta não é hoje o que era há cinco anos. Ela perdeu o monopólio da produção de conteúdo e está se reinventando. Isso é bom para o profissional da área que consegue enxergar as muitas possibilidades que as novas tecnologias trouxeram para produção de conteúdo."

E são as novas tecnologias que vão fazer três ex-apresentadores do Esporte Espetacular se reencontrarem em um mesmo canal, mas desse vez no YouTube. Cris Dias, Luciana Ávila e Luís Ernesto Lacombe vão fazer parte de uma plataforma que pretender reunir jornalistas, músicos e personalidades, o Clicktube, com estreia marcada para o dia 26 de agosto. Cris Dias falará sobre esportes radicais e Luciana Ávila mostrará sua paixão por motos, seguindo na trilha esportiva. Já Lacombe pretende aproveitar o espaço para fazer algo diferente.

"Minha ideia inicial é fazer crônicas, com temas livres. Posso até falar de esportes, mas agora como eu faço um programa de variedades, tô achando que posso falar de tudo", brinca o jornalista, que ao contrário dos ex-amigos globais continua na TV, apresentando o Aqui na Band. "Sou um bicho de televisão, mas sei que não dá para ignorar as redes sociais. Resisti um pouco em aceitar esse novo caminho, mas o fato de fazer um programa de variedades me dá mais liberdade. O jornalismo, sem dúvida, limitaria minha atuação nas redes sociais."

Ivan Moré, ex-apresentador do Globo Esporte, deixou a emissora recentemente e decidiu investir no mercado de comunicação. Ele virou sócio-fundador de uma empresa de consultoria criativa, a Pinax. "A gente desenvolve palestras e treinamentos para empresas. Fazemos um mapeamento do que precisa melhorar e juntamos as pontas", diz Ivan, que também tem gravado podcasts voltados ao mundo corporativo.

Isso não significa que Ivan vá abandonar o esporte ou a TV. O jornalista tem em vista um novo projeto, que fez com que desistisse da Record. "Tem um projeto grandão adiante de um reality show, mas ainda estou afinando tudo isso nos próximos dias. Não pretendo abandonar o esporte de jeito nenhum. Mas ainda não posso revelar muitos detalhes", afirmou o jornalista.