Alagoas

Exclusivo: 'ideia é que todo ano tenha a 13ª parcela', revela ministro sobre o Bolsa Família

TNH1 com Rádio Pajuçara FM Maceió | 17/10/19 - 10h00
Agência Câmara

Em Maceió para lançar o programa “Município Mais Cidadão”, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, falou com exclusividade à Rádio Pajuçara FM Maceió, na manhã desta quinta-feira, 17. 

Terra conversou com Wilson Júnior sobre a Medida Provisória assinada na última terça-feira, 15, pelo presidente Jair Bolsonaro, que garante o pagamento da 13ª parcela do Programa Bolsa Família. 

Segundo o ministro, a MP foi necessária em caráter mais urgente este ano, mas a proposta é que o benefício seja permanente. “Como o orçamento deste ano foi estipulado pelo governo anterior, não havia essa previsão para ter a 13ª parcela para quem tem direito ao Bolsa Família. No próximo ano, terá um planejamento do governo atual. A ideia é que todo ano tenha a 13ª parcela. Não se preocupem”, tranquilizou o ministro.

"Em Alagoas, temos praticamente 400 mil famílias nessa condição, precisando do Bolsa Família para ter o mínimo de sobrevivência, e esse programa vem sendo reforaçado. São 12 parcelas e o presidente autorizou o pagamento de mais uma. Aqui em Alagoas, são R$ 77 milhões por mês, essas famílias vão ter mais R$ 77 milhões para passar o seu natal, seu final de ano", afirmou o ministro. 

A 13ª parcela do Bolsa Família será paga em dezembro e seguirá o calendário regular do programa.

Ouça a entrevista na íntegra:

Município Mais Cidadão – O programa, que incentiva ações na área de cultura e desenvolvimento social e do esporte, é lançado em Alagoas nesta quinta, em cerimônia na Federação da Indústria de Alagoas (Fiea).

“É um programa para elevar o patamar de cidadania dos municípios. Os municípios têm trabalhos muito bons em várias àreas, mas às vezes falta recurso para atingir a grande parte da população. Nós queremos ver as crianças em suas escolas, tendo atividades nos dois períodos. Nós vamos fazer uma premiação e ajudá-los com recursos federais e programas de incentivos para integração. Vamos ter festivais de arte, de cultura, teatro, dança, para os jovens se destacarem, como também oferecer bolsas, bibliotecas públicas para estimular a leitura. Queremos apresentar isso e fazer que aconteça”, revelou o ministro a Wilson Junior.

Na prática, o programa traz uma série de incentivos para beneficiar as regiões mais carentes do País. O programa é inédito e será realizado por meio de parcerias com as prefeituras e o Sistema S.