Informa a colunista Malu Mader, em “O Globo”, que nosso conterrâneo Arthur Lira (PP/AL), presidente da Câmara dos Deputados, tende a ganhar o apoio do PT para continuar no cargo por mais dois anos, a partir de fevereiro próximo.
LEIA TAMBÉM
Segundo a jornalista, aliados do presidente eleito lembram que quando o PT insistiu na candidatura de Arlindo Chinaglia (SP) à presidência da Câmara, contra Eduardo Cunha (hoje no PTB), o petista foi derrotado e abriu caminho para o impeachment de Dilma Rousseff.
“Desafeto de Dilma, Cunha se tornou um dos principais personagens do processo de impeachment que ejetou a petista do Palácio do Planalto. Cunha derrotou Chinaglia com uma vitória elástica – 267 votos, contra 13”, explica ela.
Deputados federais mais pragmáticos do PT, do PCdoB e do PSB entendem que Arthur Lira, com forte apoio parlamentar, “dificilmente seria batido por qualquer outro político do Centrão”, revela Malu.
Lira, explica ela, “já vem trabalhando para garantir o apoio das bancadas e fazendo acordos para a distribuição de cargos na mesa e nas comissões desde o primeiro turno. Ele tem apoio em todos os partidos, inclusive entre petistas.”
Lula, hoje interessado em contar com o apoio de Arthur Lira, já chegou a dizer este ano, antes da eleição, sobre o deputado alagoano: “Age como se fosse o imperador do Japão. Acha que pode mandar administrando o orçamento”.
LEIA MAIS
+Lidas