Com 50 anos de história, a Pajuçara Alimentos é uma empresa familiar genuinamente alagoana que se tornou referência na produção de massas e biscoitos. O que começou em 1975 com a torrefação de café, hoje é uma indústria consolidada que leva à mesa dos consumidores produtos feitos com amor, carinho e o sabor que marca gerações.
Por trás dessa trajetória de sucesso estão os irmãos Marconi Alves, diretor financeiro; e Márcio Alves, gerente de manutenção — fundadores que, juntos, deram os primeiros passos para a construção de um dos maiores nomes da indústria alimentícia no estado.
São nomes que representam a essência da Pajuçara Alimentos, profissionais que, cada um à sua maneira, ajudam a manter vivo o legado de uma empresa construída com trabalho, valores familiares e muita dedicação.
O Pessoas & Negócios conversou com três nomes, entre tantos, que carregam o DNA da Pajuçara Alimentos: Marconi Alves, Diretor Financeiro; e o irmão dele, Márcio Alves, Gerente de Manutenção e Marcelo Lucas, Analista de Informação. Confira.
MARCONI ALVES, DIRETOR FINANCEIRO
Natural de Arapiraca, é engenheiro de Minas formado pela Universidade Federal de Pernambuco é um dos fundadores da Pajuçara Alimentos. Com uma visão apurada e comprometida de quem é hoje uma peça-chave no crescimento sólido e sustentável da marca, Marconi acredita que a consolidação da empresa é um reconhecimento do mercado alagoano. “Quando começamos, éramos apenas 16 funcionários. Hoje, somos mais de 160. Isso mostra que nosso trabalho deu certo”.
O senhor está à frente do setor financeiro de uma empresa com quase 50 anos de história. O que mais lhe orgulha em sua trajetória na Pajuçara Alimentos?
Marconi Alves - O que mais me orgulha é olhar para trás e ver o quanto crescemos. Quando começamos, éramos apenas 16 funcionários. Hoje, somos mais de 160. Isso mostra que nosso trabalho deu certo, que o mercado reconheceu e acreditou no que produzimos. Ver esse reconhecimento e esse crescimento é muito gratificante.
Qual é a importância de manter os valores familiares e regionais dentro da cultura corporativa da Pajuçara?
Marconi Alves - A empresa funciona, na prática, como uma extensão da nossa família — é um instrumento educativo que ensina valores, ética e sentido de vida. Manter esses princípios é fundamental para que continuemos construindo um legado sólido e íntegro.”
Que conselho você daria para jovens profissionais que sonham em ocupar cargos de liderança como o seu?
“Que observem a nossa trajetória, como conduzimos nossa vida e educamos nossa família. Os valores que nos trouxeram até aqui são essenciais para qualquer pessoa que deseje liderar com responsabilidade e propósito.”
MÁRCIO ALVES, GERENTE DE MANUTENÇÃO
Também nascido em Arapiraca. é irmão de Marconi e cofundador da empresa. Atualmente, ocupa o cargo de Gerente de Manutenção, sendo responsável pela coordenação das equipes técnicas, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos industriais, além de garantir o pleno funcionamento das linhas de produção. “Começamos do zero. Ver tudo o que construímos, crescer e impactar a vida de tantas pessoas é algo muito especial”, ressalta.
Como o setor de manutenção contribui para garantir a qualidade final dos produtos?
Márcio Alves - A manutenção tem um papel muito importante na qualidade dos nossos produtos. Quando os equipamentos estão operando com precisão e de forma contínua, conseguimos garantir um processo de produção mais estável e eficiente. Isso reflete diretamente no resultado final, assegurando que o consumidor receba um produto dentro do nosso padrão de excelência
O que o senhor sente ao fazer parte de uma empresa com tantos anos de tradição e com um impacto tão forte na vida das pessoas?
Márcio Alves - Tenho muito orgulho. Eu e meu irmão (sr. Mirócles, in memoriam), fundamos a empresa em 1975. Chegamos juntos, ainda na fase da construção, começamos do zero. Ver tudo o que construímos, crescer e impactar a vida de tantas pessoas é algo muito especial.
MARCELO LUCAS – ANALISTA DE INFORMAÇÃO
Com sólida formação acadêmica, atua como analista de informação na Pajuçara Alimentos. É graduado em Gestão de Sistemas de Informação e em Gestão Financeira, possui um MBA em Auditoria e Controladoria. Na Pajuçara Alimentos, é responsável por atividades que contribuem para a organização dos processos internos com eficiência, análise crítica e foco em resultados. Sobre a trajetória da Pajuçara Alimentos e sua própria trajetória, ele afirma que “é uma grande responsabilidade e também um privilégio. Estar em uma empresa com 50 anos de história me inspira a sempre buscar o melhor e honrar todo o caminho que foi construído até aqui”.
O senhor tem uma formação acadêmica sólida e diversa. Como isso contribui para o seu trabalho na empresa?
Marcelo Lucas - Cada formação agregou algo importante na minha atuação. A gestão de sistemas de informação me deu base para entender os fluxos e processos. A gestão financeira e o MBA em auditoria e controladoria me ajudaram a aprimorar a parte analítica e estratégica. Agora, com o curso de ciência de dados, consigo enxergar padrões e pensar em melhorias com base em dados reais. Tudo isso contribui diretamente para um trabalho mais eficiente e preciso no dia a dia.
Como o senhor vê seu papel dentro da estrutura da Pajuçara Alimentos?
Marcelo Lucas - Vejo meu papel como parte fundamental no apoio à organização e ao controle interno. Apesar de o meu cargo ser mais analítico, tudo que é bem executado ali reflete diretamente na operação como um todo. É um trabalho silencioso, mas que sustenta e facilita as decisões e o bom andamento das áreas produtivas.
O que significa para o senhor fazer parte da história de uma empresa tão tradicional em Alagoas?
Marcelo Lucas - É uma grande responsabilidade e também um privilégio. Estar em uma empresa com 50 anos de história me inspira a sempre buscar o melhor e honrar todo o caminho que foi construído até aqui. Fazer parte disso é, sem dúvida, algo que me motiva todos os dias.
+Lidas