Alagoas

Farmacêutico do Hospital de Emergência do Agreste cria app que diagnostica anemia

Ascom Sesau | 02/03/20 - 10h20
Davi Salsa/Ascom HEA

Um aplicativo de celular que funciona como calculadora digital e que vai facilitar a simplificação do diagnóstico de anemia em pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Denominado CalcSimpDiagnost, ele é um invento tipicamente alagoano, desenvolvido pelo farmacêutico e bioquímico do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), Fernando Minervo Pimentel Reis.

O farmacêutico conta que o sistema foi criado com a ajuda do irmão e analista de sistemas Adailton Pimentel Reis. O aplicativo foi submetido para registro de patente na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e recebeu a certificação de registro em janeiro deste ano.

Fernando Minervo revela que a ferramenta vai auxiliar, de maneira rápida e de fácil acesso, a simplificação do diagnóstico de anemia, um problema de saúde que atinge 90% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A ideia de criar o aplicativo surgiu quando o farmacêutico recebeu a missão de submeter um artigo científico para uma revista médica, em setembro de 2019. “Depois da submissão do artigo, me veio a ideia de produzir o aplicativo”, conta Fernando Minervo, que tem especializações em Hematologia, Hemoterapia e Biologia Molecular.

O aplicativo CalcSimpDiagnost, disponível para smartphones que utilizam sistema Android, possibilita a diferenciação, com excelente desempenho discriminatório, entre a Anemia Ferropriva e a Talassemia Menor. Elas são tipos de anemia que, por suas características comuns, podem ser facilmente confundidos na prática clínico-laboratorial.

O farmacêutico do HE do Agreste explica que a ferramenta pode ser aplicada nas unidades conveniadas com o SUS. O invento também pode ser utilizado por clínicas, consultórios, laboratórios de análises clínicas e profissionais da área da saúde, que lidam com o hemograma em suas práticas rotineiras.

Diagnóstico

O aplicativo digital utiliza fórmulas já comprovadas na literatura médica e que servem para facilitar o diagnóstico. Com o hemograma do paciente, o médico só precisa inserir os dados na calculadora digital. Ele salienta que os resultados obtidos não podem ser considerados confirmatórios, no entanto, possuem um excelente desempenho discriminatório.

Devido à repercussão do aplicativo, Fernando Minervo recebeu o convite da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e dos Laboratórios Chavasco, em Minas Gerais, para realizarem pesquisas com o aplicativo. Ele frisa, ainda, que uma pessoa diagnosticada com Talassemia Menor, precisa receber aconselhamento genético, de modo a evitar complicações hereditárias, caso almeje ter filhos.

Ainda sobre a Talassemia Menor, o paciente deve ser considerado clinicamente normal, por se tratar de um tipo ‘benigno’. Sendo assim, a reposição com derivados de ferro é equivocada.

De toda forma, a invenção é uma ferramenta inovadora, fundamentada na literatura científica e que trará grandes benefícios para a população. O aplicativo CalcSimpDiagnost, está disponível na Playstore e tem baixo custo, menos de R$ 15 reais para ser acessado pelo telefone celular. Em breve, estará disponível para versão IOS.

"Nossa ideia é aprimorar ainda mais a ferramenta, mas, para isso, precisamos de mais apoio e investimentos financeiros para que o aplicativo possa ampliar, ainda mais, a sua utilização, principalmente, para a rede pública de saúde", completou Fernando Minervo.