Alagoas

Fase 1 da Campanha de Vacinação contra Influenza termina na quarta-feira

Ascom Sesau | 13/04/20 - 16h16
Carla Cleto / Agência Alagoas

A primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza, que tem como público-alvo os idosos e profissionais da saúde, termina na quarta-feira (15). Iniciada no último dia 23 de março, nos 102 municípios alagoanos, a ação visa imunizar no mínimo 90% das pessoas que se enquadram nos dois grupos.

Conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), em Alagoas devem ser vacinados 74.278 profissionais de saúde e 280.517 idosos. Até as 11h53 desta segunda-feira (13), o Vacinômetro do Ministério da Saúde (MS) apontava que 79,07% (58.729) dos trabalhadores da saúde haviam sido imunizados; no caso das pessoas acima de 60 anos, o índice chegava a 96,58% (270.924).

Àqueles que ainda não se vacinaram, podem comparecer aos postos de vacinação municipais até às 17h da quarta-feira (15). Para isso, basta comparecer portando a Caderneta de Vacinação. No caso dos idosos acamados, os familiares ou cuidadores devem acionar a Secretaria de Saúde do município de origem, que enviará uma equipe volante até a residência.

Segunda fase – De acordo com o calendário vacinal, a partir da quinta-feira (16), começa a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza, que tem coo público-alvo aos professores das escolas públicas e privadas. Também deverão ser vacinados os profissionais das forças de segurança pública, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais,

A terceira e, última fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza, acontece a partir de 9 de maio, contemplando crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, em cumprimento de medidas socioeducativas. A ação prossegue, também, para a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência (auditiva, visual, múltipla, intelectual e mental).