Mundo

Fase final de venda de ingressos da Copa começa com todos jogos disponíveis

17/04/18 - 14h29
Reprodução

A partir das 6h (de Brasília) desta quarta-feira (18), a Fifa retomará a venda de ingressos para a Copa do Mundo da Rússia. Esta etapa irá até dia 15 de julho, data da final.

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (17) em Moscou, a entidade anunciou que ingressos para todos os 64 jogos estarão disponíveis em todas as categorias, sendo a quarta apenas para residentes da Rússia.

Só haverá venda para jogos individuais, não sendo possível adquirir os chamados pacotes TST, para acompanhar uma única seleção até o final. A compra será por ordem de chegada pelo site fifa.com/tickets.
Até o momento, a Fifa já vendeu 1,7 milhão de 2,2 milhões disponíveis.

A carga total de ingressos é de 2,7 milhões. Mas 500 mil são destinados a parceiros comerciais da entidade, confederações nacionais e programa de hospitalidade.

Na Copa de 2014, no Brasil foram 3,4 milhões os espectadores nos estádios.

"Não é justo fazer uma comparação entre os países por causa da diferença do tamanho dos estádios, que são diferentes. Em termos de porcentagem está praticamente igual", afirmou Falke Eller, diretor de ingressos da Fifa.

Na Rússia, com exceção do Lujniki e do estádio de São Peterbsurgo, nenhuma arena tem capacidade superior a 45 mil espectadores. No Brasil, Mané Garrincha, Itaquerão e Maracanã podiam receber mais de 70 mil espectadores, por exemplo.

Dos 1,7 milhão já vendidos, 65.863 foram comprados por brasileiros. Os russos respondem a 47% do total, com 796.875. Entre os estrangeiros, a liderança é dos americanos, com 80.161 tíquetes comprados.

Além da venda pela internet, a partir de 1º de maio será possível comprar os bilhetes nos centros de tíquetes nas 11 cidades-sede. Eles serão abertos nesta quarta. Mas nas duas primeiras semanas servirão apenas para coleta dos ingressos e impressão dos mesmos.

"A disponibilidade nos centros de venda e na internet será a mesma. Damos chance igual a todos", disse Eller.

Também nesta quarta, pela plataforma online, a Fifa permitirá transferência e revenda de bilhetes.
A entidade recomenda que todo o processo seja feito pelo site oficial. Combater o mercado paralelo é o principal desafio da Fifa.

"Quem não compra pelo site oficial corre riscos. Sabemos que existe este mercado paralelo. Não podemos controlar tudo", disse Eller.

Quem comprou os ingressos até o fim da quarta fase, receberá os ingressos por serviço postal. Haverá ainda seis postos avançados em aeroportos espalhados pelo país.

Para ter acesso aos estádios todos torcedores precisarão fazer o FAN ID (identidade do fã).

ALTA DEMANDA

Na última fase de venda houve congestionamento na internet e longas horas de espera, tanto que a Fifa pediu desculpas aos usuários.

Nesta quarta, espera-se uma alta demanda.

"Acreditamos que todos os estádios estarão cheios, o que criará uma grande atmosfera. Temos de ver por este lado positivo. Não temos como controlar a demanda. Muitas pessoas ficam na fila virtual até uma hora antes do início das vendas", completou Falke.