Meio Ambiente

Feitos de PET, material reciclado e até erva de chimarrão, calçados ecológicos a preços acessíveis viram moda

Folhapress | 18/02/19 - 21h53
Calçado da loja especializada Urban Flowers, empresa do Rio Grande do Sul que vende pela internet para todo o Brasil. | Divulgação

Produtos livres de qualquer material de origem animal, como couro, têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. Apostando no crescimento do segmento, a marca Urban Flowers produz sapatos veganos feitos de material sintético, termoplástico reciclado, tecidos que foram descartados pela grande indústria e até restos de erva de chimarrão. A empresa vende sapatos e tênis "livres de sofrimento animal", feitos à mão, pela internet (www.urbanflowers. com.br). Modelos de alpargata, por exemplo, são vendidos por R$ 69, e há também itens em promoção.

Sócio da empresa, Patrick Lenz afirma que a crença de que nenhum outro material consegue atingir o nível de qualidade do couro está sendo derrubada. "As novas tecnologias conseguiram melhorar isso. Grandes marcas, mesmo não sendo veganas, já estão substituindo o couro por materiais mais baratos e menos poluentes", ressalta. Um das primeiras a produzir sapatos e acessórios veganos, a Insecta Shoes usa garrafas PET e algodão reciclados e borracha reaproveitada em sua produção. Dona da marca, Bárbara Mattivy é vegetariana e explica que produzir um sapato vegano vai muito além de não utilizar couro: a lista inclui, por exemplo, lã, seda e pérolas. "A gente poderia usar produtos que vêm do petróleo, mas eles prejudicam o meio ambiente", afirma Bábara.