Mundo

Fenômeno raro mostra navio que 'flutua' no céu do Reino Unido; veja

Extra | 31/07/22 - 14h14
Foto: Reprodução

A imagem de um navio "flutuando" no céu da Cornualha (Reino Unido) deixou muita gente confusa na última quinta-feira (28/7), quando foi feito o registro.

Trata-se, na verdade, de uma ilusão de óptica. O fenômeno é conhecido como fata morgana (nome que vem de uma bruxa da história do Rei Arthur) ou miragem superior, uma ilusão causada pelo ar quente encontrando água fria, criando uma inversão térmica.

O tipo fenômeno é comum no Ártico, mas raro no Reino Unido (geralmente ocorre no inverno, mas o país está no verão), como ocorreu na costa da Escócia, no ano passado.

"As miragens superiores ocorrem por causa da condição climática conhecida como inversão de temperatura, onde o ar frio fica perto do mar com ar mais quente acima dele", explicou David Braine, meteorologista da BBC.

Com tempo calmo, a separação regular entre o ar quente e o ar frio (mais denso) perto da superfície terrestre pode atuar como uma lente refratante, produzindo uma imagem invertida, sobre a qual a imagem distante parece flutuar, como se percebe nas imagens abaixo, em flagra na Nova Zelândia: