A alagoana Fernanda Guimarães é uma mulher que admiro, não apenas pela sua voz, mas principalmente pela liderança feminina na cultura da terra de Djavan. Atualmente, ela compartilha a experiência de sucesso do Rock Maracatu com cerca de 60 membros, entre batuqueiros e músicos de harmonia. O grupo, com sua identidade cultural única, tem conquistado um espaço importante nas prévias carnavalescas. A cada ano, atrai uma legião de fãs para celebrar o carnaval de várias formas, com um ritmo que abraça todos.
Fernanda Guimarães, uma das fundadoras do Rock Maracatu
Em 2025, o Bloco Rasgando o Couro Rock Maracatu chega com força total às prévias carnavalescas de Maceió e promete uma festa inesquecível. Para tornar o evento ainda mais especial, participações como a cantora potiguar Juliana Linhares, o fenômeno do reggae Luiz de Assis e o mestre da cultura popular Jurandir Bozo se juntam à vocalista Fernanda Guimarães e aos mais de 50 batuqueiros do grupo, prometendo sacudir o chão e "rasgar o couro" em uma grande rockbatucada. O desfile, marcado para o dia 23 de fevereiro, acontecerá nas orlas de Pajuçara e Ponta Verde, em Maceió, com entrada gratuita.
Juliana Linhares é Rock Maracatu
O tema do desfile de 2025, "Transborda em meu maracatu", é mais do que uma simples escolha: é um chamado para a ação. O Bloco Rasgando o Couro Rock Maracatu usará a avenida como palco para levantar a bandeira da preservação da água, um bem essencial para a vida. Este é um convite para que todos reflitam sobre a importância das nossas águas — rios, mares e lagoas — e sobre como devemos cuidar delas com mais amor e responsabilidade.

A história do Coletivo começou em 2012, quando Fernanda Guimarães, em uma "rockbatucada" despretensiosa, uniu forças com grupos de Maracatu de Maceió. Desde então, o Coletivo cresceu, agora composto por batuqueiros de diversos grupos de percussão alagoanos, como Baque Alagoano, Afrocaeté, Gamgazumba, Maracatodos, Brincantantes, entre outros. O projeto do Rock Maracatu é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc), com a operação do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Saborativo

Saborativo: tem muita doçura de amigos empreendedoras
Saborativo é um coletivo de velhos amigos que resolveram colocar suas artesanias para fora. Uma professora de gastronomia especializada em bebidas, um jornalista que se descobriu artesão e uma arquiteta que encontrou na boa mesa uma maneira de se expressar. Susanna Albuquerque é responsável pelos licores artesanais da @anisestrela, Rodrigo Vieira cria as cabaças decoradas da @cabacacolibri e Káthia Oliveira faz as palhas italianas e biscoitos amanteigados da @duettogostosuras. A jornada começou há pouco mais de um ano, com a primeira ação sendo um kit de Páscoa no ano passado. Desde então, o grupo tem trabalhado em datas especiais, como o Dia das Mães e o Natal, além de ter aberto uma loja pop-up em Milagres no mês passado, aproveitando a janela do Réveillon e o verão na rota do Corais.
Cabaça decorativa com mimos saborosos
As venda são feitas pelo Instagram: @saborativomcz @anis.estrela @duettogostosuras e @cabacacolibri