Futebol

Fernandes pede apoio da torcida e mira duelo com o Boa: "Espírito de decisão"

Paulo Victor Malta | 31/10/18 - 19h16
Pei Fon / Portal TNH1

O técnico Roberto Fernandes concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira, no CT Ninho do Galo, e projetou uma decisão na partida com o Boa Esporte. Para o confronto deste sábado (3), o treinador regatiano pediu o apoio dos torcedores, citou as dificuldades que deve encontrar diante do adversário e afirmou que o grupo está com espírito de decisão para o jogo no Rei Pelé. 

"Por isso que nos jogos em casa, nos restam três jogos, tem uma frase no meio do futebol que talvez o torcedor desconheça, vou repeti-la aqui: decisão não se joga, se ganha. Você pode jogar pra caramba, se você perder, ninguém quer saber. O que eu quero é o resultado. O que peço e cobro aos jogadores é resultado. Se vai ser jogando bem, se a escalação vai ser com oito atacantes, com sete zagueiros, com oito centroavantes, não interessa, o que interessa é vencer. Porque se a gente fizer a partida dos sonhos, mas não colocar na rede dos caras mais bola do que eles colocarem na nossa, não vai valer nada. Decisão se vence, não se joga. É o que temos que fazer diante do Boa. Espírito de decisão. Conto com a presença do torcedor para nos apoiar. E o torcedor quando apoia faz a diferença. E o grupo está se preparando com esse espírito aí, porque não acredito que vamos encontrar nada diferente em relação ao Boa. O Boa vem para o jogo da vida deles", discursou. 

Com 35 pontos, o Regatas ocupa a 16ª posição e pega o lanterna Boa Esporte, que tem 29 pontos. O Alvirrubro enfrenta o Boa neste sábado (3), às 16h30, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O técnico Roberto Fernandes tem dois desfalques para este jogo. O zagueiro Everton Sena e o lateral-esquerdo Paulinho receberam o terceiro amarelo diante do São Bento e são ausências confirmadas. 

Veja outros trechos da entrevista. 

Desempenho x resultado

"Acho que a equipe se comportou bem pra caramba contra o São Bento. Perdemos o jogo, eu diria que até uma covardia na arbitragem, porque não justifica. O lance estava cristalino na visão do bandeira, então ele anulou o gol nosso de forma proposital. E nós encurralamos o São Bento. Agora é continuar o trabalho e torcer por uma melhor sorte. Dos jogos que fiz até agora como treinador do CRB, nós sofremos quatro gols. Dá um índice de menos um gol por partida. Então é uma defesa sólida e consistente. Só que a gente também só fez quatro gols". 

"E aí você vai me falar de escalação? Eu refuto. São em média 58 oportunidade de gols para fazer quatro. Então não é escalação. O que estamos precisando é de um pouco mais de sorte, de felicidade. Em alguns momentos até de tomada de decisão mais correta e botar a bola para dentro. O CRB não era para ter perdido do São Bento, o CRB era para ter ganho e bem. O CRB era para ter ganho do Goiás e bem. O CRB era para ter ganho do Coritiba e bem. O jogo contra o Coritiba foram duas bolas na trave e três bolas saindo o atacante contra o goleiro".

Finalização

"Todo ser humano tem limite, e o treinador também tem limite. Se eu treinar mais finalização nesta reta final do que eu venho treinando, eu estouro o jogador para o jogo. E outra coisa, o jogador precisa estar com a cabeça fresca. O cara não pode já se condicionar ao erro. O trabalho está sendo feito na dose correta". 

"Temos conversado com os atletas e passado confiança. Tenho certeza que após a vitória sobre o Goiás, o próximo jogo tivesse sido em casa, essa equipe ia deslanchar com um placar maior. Foi um bombardeio sobre o Goiás. Agora a gente vai fora de casa, já tinha perdido três chances reais de gol, sofre o 1 a 0 no lance onde faltou um pouco de atenção por parte de todo mundo, depois você volta para o segundo tempo e com 10 minutos de jogo tem um gol anulado. É muita complicação".

Duelo com o Boa

"A preparação nossa não está diferente dentro do campo do que foi, por exemplo, contra o Goiás. O foco é o mesmo. Em relação a lanterna do campeonato, se estivéssemos no G-4, seria uma distância muito grande de pontuação, de desempenho, de números. Estamos uma posição à frente da zona do rebaixamento. Como das equipes que estão na briga pela zona do rebaixamento, nós seremos a última a jogar, há uma possibilidade real da gente entrar em campo novamente na zona do rebaixamento. A diferença é pouca de campanha do Boa para o CRB".

Apoio da torcida

"É um jogo de confronto diretíssimo. Jogo onde o apoio do torcedor é fundamental. O torcedor nesta partida tem que entender - e ele entende - a sua importância. Durante o jogo, cara, apoie. Cada vez que você estiver intolerante, quem agradece é o Boa. Qual é o ideal? Quais são os sonhos? Você faz um gol com 5 minutos, faz outro com 15 e abre 2 a 0 com 15 minutos de jogo. Isso é o ideal. Agora, e as condições para isso de uma forma momentânea, em termos de uma equipe e outra?" 

"Vamos enfrentar uma equipe que precisa também da vitória, mas não acredito que ela vá buscar a vitória de peito aberto. Ela vai jogar no erro, vai jogar com a impaciência do torcedor. Não podemos pensar que as coisas só acontecem ao nosso favor. Quando você vai jogar fora de casa, o que você fala? Vamos catimbar, vamos fechar, segurar 20 minutos, porque aí o torcedor perde a paciência e começa a jogar contra a equipe. É isso que a gente precisa não deixar acontecer nesse jogo. O torcedor pode ter certeza que a equipe vai a campo com atitude, vai buscar o resultado que interessa".

Boa Esporte

"Mas do lado de lá vem uma equipe que nesta rodada pode praticamente selar o seu rebaixamento. Matematicamente se o Boa perder, ele ainda tem chances. Só que ele tem que ganhar todos os jogos. Quem foi que ganhou quatro jogos seguidos nesse campeonato? Talvez, com muita dúvida, o Fortaleza. Sabemos que isso tornaria muito difícil. Os caras vêm pro jogo da vida deles. Tudo que eles fizeram de errado ao longo do campeonato, eles vão fazer o máximo que puderem para acertar nesse jogo. O CRB está consciente disso, está se preparando para isso com muita concentração". 

Preparação

"A gente tem tido uma semana de trabalho concentrada, com trabalho com seriedade, para que a gente possa no sábado, com o apoio do torcedor, conquistar essa vitória. Não canso de repetir isso aí. Muitas vezes a equipe quando está nesta fase que o CRB está, o torcedor meio que abandona. Aí eu pergunto: é melhor fazer desses últimos cinco jogos, os três jogos em casa, três decisões como se o CRB estivesse na Série C e valesse o acesso para a Série B ou largar o apoio e ter que disputar toda uma Série C ano que vem?" 

"Esses três jogos, a visão nossa, inclusive tenho passado para os atletas é isso, gente, nós brigamos já algumas rodadas dentro da zona do rebaixamento. Quem está na zona do rebaixamento está na Série C. Temos três jogos para o acesso. Temos três jogos em casa, onde conquistando vitórias, a gente consegue o acesso. Para onde? Para a Série B. Essa é a mudança de chip, é dessa forma que o CRB está encarando esse primeiro jogo contra o Boa como uma grande decisão".