Futebol

Fernandes valoriza resultados e analisa chegadas de Danilinho, Zé Carlos e Maílson

Paulo Victor Malta | 21/01/19 - 19h10
Pei Fon / Portal TNH1


O técnico Roberto Fernandes não titubeou em responder se preferia resultado ou desempenho neste início de temporada. Após empatar com o Bahia na Arena Fonte Nova, pela Copa do Nordeste e vencer o Coruripe no Rei Pelé, pelo Campeonato Alagoano, o treinador destacou a importância de conquistar os resultados e poder seguir o planejamento. 

"O processo que o CRB vive não é de estalo. É um processo que o time não vai entrar dentro de um contexto de maturidade como equipe do dia para a noite. Então, neste momento, o mais importante é o resultado", opinou. 

"O time está em fase de pré-temporada, gente. Qual é o ideal? O ideal são aqueles clubes que peitam, que têm a capacidade, peitam e começam a temporada com o sub-23. É o que está fazendo o Vitória. Empatou em casa contra o Moto Club, pagou o preço, mas também veio aqui e empatou (com o CSA). O Athletico Paranaense e outras equipes que sei que estão fazendo isso. Nem todo mundo peita isso, e nem todo mundo tem elenco para isso. A gente tem que aproximar do ideal. Por isso que te falo, o resultado é importante para que a gente siga o planejamento", complementou. 

Em entrevista coletiva depois do triunfo de 1 a 0 sobre o Coruripe, Roberto Fernandes explicou a chegada do meia Danilinho. Segundo o técnico, o plano do clube é recuperar o jogador para a Série B do Campeonato Brasileiro. 

"É um processo que prefiro me resguardar da resposta. Nesse momento, posso te falar que era uma opção que nós tínhamos. Nesse momento, esse meia ou você vai resgatar um jogador que se estivesse no ápice de sua condição não viria. Tanto que o Danilinho nunca jogou Série B. Aliás, para não me pegarem na curva, o Danilinho jogou uma Série B no Atlético-MG quando o Atlético sobrou na Série B. Podemos dizer que o jogador nunca disputou uma Série B. Nem é um jogador com 36 anos. Danilinho está com 30 anos (31). É um jogador que a gente vai tentar apostar na recuperação. Se a gente conseguir, vai ter um meia diferenciado na Série B". 

Danilinho já compareceu no CT Ninho do Galo, nesta segunda-feira (21), e deve ser apresentado oficialmente nos próximos dias. O próximo jogo do CRB é contra o Murici nesta quarta-feira (23), às 20h30, no Estádio José Gomes da Costa, em Murici, pela segunda rodada do Estadual. 

Veja outros trechos da entrevista. 

Zé Carlos e Maílson

"A motivação do Zé é talvez a maior razão para a gente ter apostado nele. Agora, isso é um ponto. O outro ponto é a condição do Zé. E a condição do Zé hoje é de muita calma, muita paciência, muita tranquilidade e sem previsão de estreia". 

"Maílson é um jogador que o torcedor já conhece. Mas que estava fora do país, numa outra situação, outra dinâmica de jogo, outra cultura. Ele vem treinando. É um jogador que acreditamos muito no potencial. Mas hoje, primeiro de tudo, nem regularizado está. Vamos pensar naqueles que estão aptos para jogar". 

Mexe no time contra o Murici?

"Vamos mudar. Tínhamos a ideia de fazer mudanças maiores para a partida de hoje (ontem), mas optamos em fazer apenas duas mudanças na equipe que iniciou. Foram as entradas do Victor Rangel e do Polaco. Para o próximo jogo, temos que analisar. Nós já temos cinco jogadores que, com 12 dias de trabalho, fizeram dois jogos de 90 minutos num prazo de três dias. Isso não pode se repetir".   

O que não gostou contra o Coruripe?

"O que eu não gostei... Se a equipe estivesse um ponto à frente, a gente estaria fazendo coisas que quem é para fazer é quem tem orçamento de Série A dos 12 maiores. Em termos de coordenação de jogo, a equipe ainda falha muito. A transição ainda é muito lenta. A tomada de decisão na transição muitas vezes é equivocada. A valorização e a construção de jogada ainda não consegue balançar o adversário. Você começa na direita e termina na direita. Precisa balançar um pouco". 

"Agora a gente viu coisas positivas. Tivemos contra-ataques que faltou o gol, mas que foram contra-ataques bem desenhados, com ultrapassagem, mobilidade, infiltração. Mas vou ficar com a primeira pergunta que foi feita aqui: resultado ou desempenho? Mil vezes o resultado. É importante. Quem está num processo como o CRB, é importante ir ganhando para ter tranquilidade de fazer o trabalho da forma planejada".