Nordeste

Fernando de Noronha confirma novo caso de coronavírus

Diário de Pernambuco | 16/10/20 - 09h33
Divulgação

Foi confirmado pela Administração de Fernando de Noronha mais um caso importado de Covid-19. O passageiro, trabalhador de uma empresa da ilha, desembarcou no aeroporto Carlos Wilson na última quarta-feira (14/10) e, embora tenha feito o exame no dia anterior à viagem, como pede o protocolo, o resultado positivo só saiu após a chegada ao arquipélago. Com o novo caso, agora são cinco pacientes em recuperação em Noronha, cumprindo quarentena, e sobe para 52 o número de casos importados de Covid-19, aumentando o total para 126, sendo 74 na ilha, incluindo os 46 identificados pelo estudo epidemiológico. 

Reabertura aos turistas

Fernando de Noronha iniciou, no último sábado (10/10), uma nova etapa de reabertura do turismo, com permissão de entrada para todos, contanto que realizem um exame do tipo RT-PCR na data anterior à viagem, ou na própria data do embarque, e apresentem o resultado negativo no desembarque em Noronha. Caso não saia a tempo, o visitante fica isolado no local da hospedagem até que receba o resultado do teste. Também é obrigatório baixar o aplicativo Dycovid, que alerta sobre riscos de contaminação. 

Na saída da ilha, ou no quinto dia da viagem, se for ficar mais de cinco dias, o visitante faz um novo exame, custeado pelo Governo do Estado, para que haja um maior controle da disseminação da doença. Visitantes que já tiveram Covid-19 devem apresentar a comprovação de que já tiveram a doença. São aceitos dois tipos de resultados: O IgG positivo (sorológico), com exame realizado pelos métodos de quimioluminescência, eletroquimioluminescência ou Elisa imunoensaio, com menos de 90 dias da data do embarque, ou o RT-PCR positivo (exame de nariz e garganta), com mais de 20 dias da data do embarque. Testes rápidos não serão aceitos. O exame deve ser anexado durante o processo de pagamento da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), que agora só pode ser feito online, pelo site https://www.sounoronha.com

Estudo epidemiológico

Foi iniciada a terceira fase da pesquisa “Incidência e Prevalência da Covid-19 no Arquipélago de Fernando de Noronha”, com a aplicação de questionários aos cerca de 900 participantes do estudo. Ao longo das duas primeiras etapas da pesquisa foram realizados mais de 1,7 mil testes, o que representa mais de um terço da população da ilha. Na primeira fase, 42 casos foram identificados pelo estudo. Na segunda fase, a pesquisa encontrou mais 4 casos, todos já curados, com anticorpos para a Covid-19,diagnosticados a partir do exame sorológico rápido. Todos os exames do tipo RT-PCR realizados na segunda fase foram negativos. Ou seja, mesmo após o retorno de moradores ao arquipélago, em junho, não se detectou a doença na fase aguda, sugerindo ausência de transmissão comunitária em Noronha. O estudo tem sido importante para orientar as ações de vigilância e controle da Covid-19 e no apoio a tomada de decisões da Administração na retomada das atividades sociais e econômicas em Fernando de Noronha.