Nordeste

Fernando de Noronha reabre totalmente para o turismo

Diário de Pernambuco | 11/10/20 - 21h49
Georgia Kyrillos/Divulgação

Fernando de Noronha reabriu totalmente para o turismo neste sábado (10), com a chegada de dois voos, das companhias Azul e Gol, trazendo visitantes de diversas partes do país. Dos 214 passageiros que desembarcaram, 172 foram turistas que vieram para curtir as praias paradisíacas do arquipélago pernambucano, um dos locais mais cobiçados do país. Todos que chegaram à ilha, precisaram cumprir o protocolo de saúde determinado pelo Governo de Pernambuco para a segunda etapa de flexibilização do turismo em Noronha.

A principal regra é a obrigatoriedade da realização do teste RT-PCR (nariz e garganta) para detecção da Covid-19, no dia anterior ao embarque ou na data da viagem. E ainda o uso do aplicativo de celular Dycovid – Dynamic Contact Tracing, durante o período de estadia na ilha, para a rastreabilidade de uma possível circulação do vírus.

“Com muita responsabilidade estamos abrindo de forma geral para todos, os que já tiveram ou não, o novo coronavírus. A abertura será com responsabilidade, colocando a vida em primeiro lugar, respeitando os protocolos, para voltarmos com o turismo da forma tão aguardada nos últimos meses, mas sempre priorizando a vida das pessoas”, disse o administrador da ilha, Guilherme Rocha.

A celebração para este recomeço em Noronha se deu já na aterrissagem no aeroporto Carlos Wilson. As aeronaves foram recepcionadas com o tradicional batismo realizado por carros do Corpo de Bombeiros. Jatos de água foram despejados sobre os aviões que trouxeram os visitantes para a ilha.

Turistas vindos de 19 estados do país foram recepcionados por equipes da vigilância sanitária da Administração Distrital, e receberam informações sobre como deve ser o comportamento durante os dias de visita na ilha. A médica Rafaela Magalhães, turista de Belo Horizonte, comentou que estava muito satisfeita em poder conhecer Noronha e conta como foram os preparativos para a viagem.

“Eu fiz o exame um dia antes do embarque, porque eu nunca havia tido o contato com o vírus. Já o meu marido já teve e fez só o RT-PCR para comprovar que não estava com a doença. Fizemos o exame em Belo Horizonte e recebemos os resultados em 24h. Fernando de Noronha é linda e todo mundo tem muita expectativa quando chega aqui”, disse Rafaela Magalhães.

O professor Rodrigo Brivio, do Rio de Janeiro, espera passar dias de descanso na ilha e diz não ter encontrado dificuldade para realizar os exames como pede o protocolo para entrar em Noronha. “Nós fizemos o exame de sangue, o do meu filho acusou a presença dos anticorpos então, como é o procedimento para ingressar na ilha, precisamos fazer um dia antes da viagem o RT-PCR e recebemos o resultado hoje pela manhã, por e-mail. Apresentamos aqui na chegada ao aeroporto e foi super tranquilo. Se esse protocolo fosse adotado em tantos outros lugares a gente não estaria com essa realidade que estamos vendo hoje no mundo inteiro”. 

André Kohler, engenheiro, natural de Florianópolis, diz que a viagem estava planejada para setembro, mas por não pôde viajar na ocasião porque a companhia aérea remarcou para este sábado. Ele conta que realizou o exame em São Paulo e acredita que as novas regras são importantes para garantir resguardar a saúde de todos. “Eu acho que o protocolo faz parte. Estamos vivendo um momento diferente e a gente tem que se adequar. O importante é que conseguiram reabrir a ilha e que estamos aqui, para usufruir das belezas naturais.  E tenho certeza que a população de Noronha está tão feliz quanto nós, com a chance de poder voltar a receber os turistas e conseguindo voltar ao novo normal”. 

A preocupação com a saúde, tanto dos turistas quanto dos moradores da ilha, é para evitar que o vírus volte a circular no arquipélago. Noronha não tem transmissão comunitária desde maio. É o único lugar do Brasil onde a contaminação está controlada. “Isso só vai continuar com o apoio e adesão da comunidade noronhense. Até agora, a população cumpriu o seu papel com maestria, com dedicação e respeito aos protocolos.

A gente precisa que todos continuem respeitando o uso da máscara, evitando aglomerações e utilizando o álcool em gel. Ou seja, sendo fiscalizadores, teremos um turismo voltando à ativa na ilha com cem por cento, mas sobretudo com tranquilidade, responsabilidade e sem aperreio. Só depende de nós para continuarmos controlando a pandemia”, enfatizou o administrador Guilherme Rocha.  

No mês de setembro, a ilha foi aberta para os turistas que já haviam sido infectados com a Covid-19, mas que estavam clinicamente curados. Durante esse período de pouco mais de um mês, mesmo com apenas um voo por semana, a rotina começou a se reestabelecer. Agora, de forma gradual, as atividades econômicas devem retomar de maneira mais consistente.

Isso porque, de acordo com a Portaria 055/2020, publicada no Diário Oficial do Estado no começo de outubro, a quantidade de voos para Noronha vai aumentar de forma gradativa. Neste mês, a ilha vai receber 30% da capacidade de voos, com sete voos na semana. Em novembro, esse número sobe para 70%, com dezessete voos. Já em dezembro, a expectativa é de que 24 voos semanais, regulares, operem para o arquipélago.  

Fernando de Noronha registrou até o momento 122 casos de Covid-19, sendo 74 no arquipélago, incluindo os 46 identificados pelo estudo epidemiológico, e 48 casos de pessoas que chegaram infectadas do continente, considerados casos importados. Nenhum óbito aconteceu por conta do Coronavírus no arquipélago.