Alagoas

Festa das Águas celebra Dia de Yemanjá neste fim de semana

Assessoria | 04/12/18 - 15h20
Cortejo | Pei Fon/Secom Maceió

A Festa das Águas, tradicional evento cultural realizado em celebração ao Dia de Yemanjá, chega a sua décima edição neste fim de semana. Neste ano, a festividade irá acontecer, na Praça Multieventos, com a participação de grupos da cultura afro-brasileira selecionados por meio de edital lançado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

De acordo com o integrante da Liga Afro Alagoas e organizador do evento, Christiano Barros, a Festa das Águas tem como objetivo principal fortalecer e apoiar a luta da religiosidade de matriz africana. “Alem disso, queremos chamar atenção para o preconceito contra as manifestações afro, celebrar a nossa diversidade, reverenciar a nossa ancestralidade, agradecer pelo ano que passou e estimular a prática da cultura afro”, afirmou.

O evento acontecerá no sábado (8), a partir das 13h30, e no domingo (9), a partir das 15h. Para o coordenador de Políticas Culturais da Fundação, Amaurício de Jesus, a participação do Poder Público é fundamental para a manutenção desse espaço de celebração.

“É pertinente ressaltar que a Festa das Águas é realizada pela própria Liga de grupos da cultura afro-brasileira, mas não podemos deixar de reconhecer a participação do Município para a realização deste evento. Estamos viabilizando a programação cultural e a estrutura da festividade porque acreditamos na importância desta para o calendário cultural da cidade e para a celebração da cultura afro e da nossa diversidade religiosa”, destacou.

Confira a programação da Festa das Águas.