Cultura

Festival de Bumba Meu Boi começa nesta sexta-feira em Maceió

20/05/16 - 13h48
Secom Maceió

A arena está montada e os 22 grupos, prontos para se apresentarem  na 24ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió, que tem início nesta sexta-feira (20) à noite, a partir das 19h, no estacionamento de Jaraguá. Com entrada franca, o amplo espaço foi preparado para receber um público de aproximadamente 20 mil pessoas, durante os dois dias de espetáculos, que prosseguem também na noite de domingo. Os bois disputam premiação para os primeiros cinco colocados da Série A, ou Grupo Especial e da Série B, ou Grupo de Acesso.

Na noite desta sexta, 12 bois do Grupo de Acesso levam seus enredos para o público e para a comissão julgadora, que deve analisar quesitos como evolução do vaqueiro, evolução do boi, bateria, conjunto, beleza do boi, fantasia e entoada. Domingo será a vez dos 10 grupos da Série A. O resultado dos vencedores, a cargo da Liga dos Bois de Maceió, geralmente é  divulgado uma semana após a realização do evento, conforme ocorrido nos anos anteriores.

Além da entidade representativa dos grupos, o tradicional festival anual é realizado pela Prefeitura de Maceió e Governo do Estado através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur)  e conta ainda com apoio cultural do banco Bradesco.

Para garantir a beleza dos espetáculos e em busca das primeiras colocações no concurso, os grupos se prepararam durante meses na produção dos bois, montagem de fantasias e alegorias, entre outros aspectos, que transformaram o festival numa das maiores manifestações culturais da capital alagoana. Participam da disputa grupos já tradicionais na cidade, formados em comunidades como os bairros de Ponta da Terra, Vergel do Lago, Jacintinho, Poço, Jatiúca, Cruz das Almas e Vale do Reginaldo.

“Já está tudo pronto e de acordo com o que os grupos esperam. A comunidade se manteve envolvido na montagem e produção dos bois e podem esperar um grande show do começo ao fim” assegura Joel Simões, presidente da Liga dos Bois de Maceió. E vale lembrar alguns enredos preparados para as apresentações, entre os quais “África onde nasceu o rei” do boi Vingadores; “Com a sanfona na mão me tornei o rei do baião: viva Luiz Gonzaga” com o boi Cobra Negra; “Do coração da mata para a arena do boi… os mistérios do folclore de uma raça pedem passagem” com o boi Cão de Raça e “A minha cidade canta e encanta, assim é Maceió” com o boi Bumbá, entre outros. Cada espetáculo terá 30 minutos de duração, conforme o cronograma do concurso.

“É importante lembrar que a Prefeitura de Maceió, na atual gestão do prefeito Rui Palmeira, priorizou a valorização de todos os segmentos culturais, representados no Conselho Municipal de Cultura, implantou a política de editais, ampliando de forma democrática a participação de todos e fortaleceu  a cultura popular e folguedos como o bumba meu boi, este último que cresceu e ganhou mais representatividade também a partir da realização do festival”, destaca Vinícius Palmeira, presidente da FMAC.

Confira abaixo a programação do 24º Festival de Bumba Meu Boi

Série B – Sexta-feira (20)

  1. Águia – Vergel
  2. Águia de Ouro – Ponta da Terra
  3. Africano – Cruz das Almas
  4. Bumbá Guerreiro – Jacintinho
  5. Amizade – Conjunto Virgem dos Pobres
  6. Trovão – Conjunto Virgem dos Pobres
  7. Fênix –  Conjunto Virgem dos Pobres
  8. Imperador – Jatiúca
  9. Talismã – Conjunto Virgem dos Pobres
  10. Dragãozinho – Ponta da Terra
  11. Treme-Terra – Ponta da Terra
  12. Cascavel – Conjunto Joaquim Leão

Série A – Grupo Especial – Domingo (22)

  1. Lacrau – Poço
  2. Cobra Negra – Jatiúca
  3. Dragão – Ponta da Terra
  4. Cão de Raça – Jacintinho
  5. Tigre – Ponta da Terra
  6. Bumbá Alagoano – Ponta da Terra
  7. Rei Bumbá – Jacintinho
  8. Vingador – Ponta da Terra
  9. Bumbá Anaconda – Ponta da Terra
  10. Águia Dourada – Reginaldo