Nordeste

Filhotes de coruja são encontrados por flanelinha em Pernambuco

Redação com Assessoria | 07/12/19 - 13h00
Divulgação/Governo-PE

Duas corujas, dois “Diegos”, um mesmo final feliz. Na última quarta (4) o biólogo da  organização não governamental Trilogiabio, Diego Victor Sial,  entregou à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) um filhote de coruja Caburé (Glaucidium brasilianum), que o flanelinha Diego (sobrenome não informado) encontrou, em uma rua próxima a Universidade Católica de Pernambuco, no centro do Recife.

Curiosamente, na manhã de quinta-feira (5), o fato se repetiu: o flanelinha encontrou outro filhote de coruja, no mesmo local e, mais uma vez, Diego Sial foi acionado.

 “Elas devem ter caído do mesmo ninho. Mas não conseguimos visualizar onde está o ninho e o melhor caminho foi levar as corujas para a CPRH. Correram o risco de serem atropeladas ou serem pegas por outro animal”, comentou Sial.  

As duas corujas voltaram a se encontrar  no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara), unidade da CPRH para onde são levados os animais silvestres, antes de serem devolvidos à natureza. Quando os filhotes estiverem em condições de sobreviverem no habitat natural, ganharão a liberdade.

De acordo com o coordenador do Cetas Tangara, Yuri Valença, entre os meses de setembro a marco é o período de  reprodução  de aves de rapina, como corujas e gaviões. “Aumenta a quantidade desse tipo de ave entregue à CPRH. E a gente faz o apelo para que, como o flanelinha Diego fez, quem encontrar uma coruja perdida ou machucada, entregue à CPRH”, disse o coordenador.