Conteúdo de Marca

Filmora - Crie vídeos para o YouTube de maneira simples e rápida

06/12/19 - 15h52

Atualmente, o mercado do YouTube encontra-se em grande expansão. São várias as celebridades que surgiram através desta plataforma e pode ser bem comum que você conheça algum amigo que faz vídeos para o YouTube.

Da mesma maneira, é possível criar um canal no YouTube e ganhar dinheiro com isso. Mas primeiro é necessário que você consiga editar um vídeo.

Embora seja fundamental pensar na ideia e no conceito do vídeo, muitas vezes falha a parte onde se implementa a ideia.

Assim a escolha do editor de vídeo a utilizar deve ser bem pensada.

Wondershare Filmora

A Wondershare destaca-se no desenvolvido de vários aplicativos completos e acessíveis a qualquer usuário, disponibilizando um editor de vídeo.

Através do Filmora, existem dois editores de vídeos para o YouTube.

O Filmora9 e o FilmoraPro. Um ideal para iniciantes e outro indicado para profissionais.

E para seu complemento existe ainda o FilmStocks, uma loja online com Efeitos de Vídeo, Áudio e Mídia em stock sem direitos de autor.

Todos os aplicativos Filmora estão disponíveis para Windows e Mac.

Editor de vídeo Filmora9

Destaca-se por ser um editor de vídeo fácil de utilizar. Ideal para qualquer usuário, inclusive criadores de vídeos para o YouTube.

Filtros, efeitos e ferramentas de som

Possui bastantes maneiras criativas para se expressar, com filtros, elementos geométricos, transições e títulos que podem ser facilmente personalizados.

Por sua vez, também inclui efeitos de luz e brilho.

Através de drag-and-drop, basta arrastar e soltar qualquer efeito no vídeo para o aplicar.

Suporta mais de 30 formatos de vídeos e permite adicionar música, texto e outros elementos gráficos ao vídeo.

Para além das funcionalidades de edição de vídeo, também estão disponíveis ferramentas de som.

É possível aperfeiçoar o áudio, e usufruir da remoção do ruído de fundo e do equalizador de áudio.

Adequado para YouTube

O editor de vídeo permite exportar o vídeo diretamente para o canal no YouTube, suportando a proporção de tela 16:9 sendo esta a indicada para a plataforma.

O Filmora9 permite inserir vários efeitos do FilmStocks, já prontos a utilizar e direcionados para a criação de conteúdos no YouTube.

Igualmente, para quem pretende criar vídeos criativos é possível utilizar a ferramenta de Chroma Key e assim integrar a tela verde para fazer efeitos similares a filmes de Hollywood, seja para criar um cenário de alguma época da história ou qualquer outro lugar.

Atualmente encontra-se disponível a versão mais recente Filmora 9.2. Esta permite uma renderização automática que permite pré-visualização, assim como um botão para rápida exclusão de vídeos.

Também possui 30 efeitos dinâmicos prontos a utilizar para tela dividida, ideal para colocar várias filmagens ao mesmo tempo no vídeo, em vídeos de maquiagem ou tutoriais.

Para atualizar para a nova versão basta acessar ao menu e clicar em “Procurar Atualizações”.

Outras funcionalidades do editor de vídeo

Com a aquisição da versão paga do Filmora9 é possível exportar vídeos sem marca de água. Isto não é possível através da versão gratuita, que vai conter sempre uma marca de água do Filmora9.

Também é assegurado que cada frame do vídeo tenha qualidade através de Full 4K

Por sua vez existe ainda as ferramentas de melhoramento do vídeo, que permitem corrigir problemas com o tremido da câmera ou olhos vermelhos.

O editor de vídeo permite ainda adicionar efeitos de câmera lenta.

FilmoraPro

O FilmoraPro torna-se no editor de vídeo ainda mais completo, indicado para profissionais.

Possui todas as funcionalidades e ferramentas existentes no Filmora9, contudo apresenta mais recursos direcionados para usuários experientes e que pretendem editar um vídeo para um ambiente profissional.

É através deste aplicativo que as ideias criativas de qualquer usuário podem ser desenvolvidas, sem limites nem complicações.

Editar um vídeo com FilmoraPro

Com o FilmoraPro torna-se possível definir as cores, luminosidade, brilho e contraste de qualquer parte do vídeo, com um enorme detalhe.  

É possível definir a cor e tonalidade pretendida para ser aplicada a todas as imagens e vídeos. Assim a cada frame de imagem, o editor de vídeo executa as definições definidas, para manter o vídeo sempre com tons iguais.

Pode ser utilizado para desenvolver conteúdos para anúncios e publicidades de uma marca.

Da mesma forma é possível adicionar faixas de vídeo ilimitadas.

Controle de câmeras

Controle de multicâmeras ao longo do vídeo para mostrar vários ambientes diferentes ao mesmo tempo.

Animações únicas

Com uma simples imagem é possível desenvolver uma animação única, que não existe em mais nenhum lugar.

Através das ferramentas de edição consegue-se manipular uma imagem e controlar seus efeitos e criar novas animações.

Também é possível executar as mesmas funcionalidades em texto.

FilmStocks

FilmStocks é uma loja online que permite encontrar mídia, áudio ou efeitos de vídeo.

É possível encontrar conteúdos gratuitos ou premium (pagos).

De realçar que todos os materiais disponibilizados na Filmstocks não têm direitos de autor, e podem ser utilizados sem qualquer problema de direitos de autoria.

É possível integrar e utilizar o Filmstocks no Filmora9 e FilmoraPro, de forma a inserir diretamente os efeitos, imagens ou vídeos escolhidos.

Estes são personalizáveis, embora já estão prontos e idealizados para YouTubers utilizarem em suas produções.

Destacam-se os packs de Vlog, Videogame, Intros, Títulos, entre muitos outros.

Considerações finais

Embora o editor de vídeo Filmora seja indicado para produzir vídeos para o YouTube, este possui funcionalidades poderosas para criar projetos de mídia profissionais e com grande qualidade.

Através do website oficial do aplicativo é possível acessar à documentação em Português. Encontram-se disponíveis bastantes tutoriais de iniciação ou para realizar uma tarefa específica.

Com recurso a vídeos ou imagens explicativas, torna-se fácil de encontrar a informação pretendida.

Uma das mais-valias deste aplicativo passa também pela interface em Português. No mercado dos editores de vídeos, são vários os softwares que não possuem uma versão em Português.

Também a interface e ambiente de desenvolvimento é bastante simples de utilizar, acessível a qualquer tipo de usuário para editar vídeos.

Entre os planos disponíveis, encontra-se o Plano Gratuito que disponibiliza todos os recursos completos e também atualizações gratuitas.

Em seguida existe um plano anual, que disponibiliza as funcionalidades anteriores, adicionando a opção de exportar sem marca d’agua e suporte técnico gratuito.

Por fim, existe também um plano vitalício.

Conclusão

O Filmora9 é um excelente aplicativo para usuários iniciantes na edição de vídeos, pois apresenta recursos completos para criar conteúdos atrativos e bem trabalhados. Ideal para YouTubers que constantemente necessitam de editar vídeos, pois possui uma interface simples e linguagem em Português.

Também o Filmstocks se torna em uma ferramenta fundamental a usar, pois permite a utilização de sons, imagens e vídeos já elaborados e prontos a utilizar. Tudo integrado no Filmora.

Por fim, a utilização do FilmoraPro recomenda-se a usuários experientes ou que necessitem de uma ferramenta bastante poderosa para criar qualquer ideia bem criativa. O céu torna-se o limite, pois este editor de vídeos permite a manipulação completa de elementos no vídeo, para desenvolver materiais únicos e detalhados.