Alagoas

Fim de semana: veja como fica o funcionamento do Centro, shoppings, bancos e mercados na capital e no interior

TNH1 com assessorias | 30/04/21 - 12h45
Foto: Arquivo / Itawi Albuquerque / TNH1

Primeiro final de semana com autorização para funcionamento após decreto do Governo de Alagoas, este sábado e domingo, dias 1º e 02 de maio, tem também como diferencial o feriado do Dia do Trabalhador e a proximidade com o Dia das Mães, segundo melhor período para vendas no comércio e varejo, perdendo apenas para o Natal. Confira como será o funcionamento e programe-se.

Lojas do Centro

No sábado, as lojas Centro de Maceió estarão fechadas, mas para aproveitar o período, o Comércio será aberto no  domingo, das 9h às 14h. De acordo com a Aliança Comercial, no sábado, as lojas âncoras Torra, C&A, Riachuelo, Emanuelle e Americanas abrem das 8h às 14h. No domingo, conforme permitido pelo novo decreto estadual, o Comércio da capital alagoana funciona em horário especial, das 9h às 14h

Shoppings 

O último decreto autoriza a retomada do funcionamento de estabelecimentos em todos os dias da semana, o que acontece em todos os shoppings centers. No sábado, as lojas de shoppings de Maceió e Arapiraca vão funcionar de 11h às 20h. Conforme decreto, as praças de alimentação também funcionam até 16h, para consumo de bebidas e comidas no local. Após esse horário, o funcionamento segue por meio de entrega e do sistema “pegue e leve”. No domingo, as lojas e praças de alimentação funcionam a partir de 12h.

Supermercado

Atacadão e Shopping Farol estarão fechados. Já as unidades do Palato funcionam normalmente, sendo que o Palato Parque abre das 7h às 20h; o Palato Farol e o Palato Praia, das 7h às 21h; e o Palato Ponta Verde fica aberto 24 horas. Shopping Pátio Maceió, Maceió Shopping e Parque Shopping também abrem para o público neste sábado, todos os três das 11h às 20h. A programação do Maceió Shopping também prevê a abertura das lojas da praça de alimentação, para consumo no local, até às 16h. Após esse horário, o funcionamento se dá por pegue e leve.

Interior

Segundo informações da Fecomércio, Pendo, conforme comunicado do Sindicato do Comércio Varejista da cidade, as lojas abrem das 8h às 14h. Já Palmeira dos Índios (no Agreste) e União dos Palmares (Zona da Mata), de acordo com os Sindilojas dos dois municípios, o Comércio ficará fechado, mas o Sindilojas União dos Palmares, ressalva que parte das lojas locais funcionam até meio dia apenas com entregas. Segunda maior cidade do estado, Arapiraca, a abertura das lojas fica facultativo a cada empresa, mediante acordo individual com os colaboradores.

Trens e bancos 

Aos usuários de trens, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que as operações serão suspensas neste sábado. O serviço será retomado na segunda-feira (03).

Agências bancárias também não abrem e o atendimento será retomado na segunda-feira, a partir das 9h.

Feiras e mercados

Os mercados públicos, feiras livres e o Shoppings Popular de Maceió  também terão horário de funcionamento diferenciado. Confira: 

Mercado da Produção: 05h às 14h
Mercado do Tabuleiro: 05h às 13h
Mercado do Jacintinho: 05h às 13h
Mercado do Benedito Bentes: 05h às 13h
Mercado do Artesanato: 08h às 13h
Mercado dos Caetes: 05 às 13h
Mercado do Jaraguá: 05h às 16h
Feira do Benedito Bentes: 05h às 15h
Feira da parte externa do Mercado da Produção: 05h às 16h
Feira do Tabuleiro: 05h às 16h
Feira da Jatiuca: 05h às 13h
Feira do Jacintinho: 05h às 15h