Futebol Nacional

Fim do Ramonismo: Vasco demite Ramon Menezes após nova derrota

Extra | 08/10/20 - 14h17
Rafael Ribeiro / Vasco

Após eliminação na Copa do Brasil para o Botafogo e sequência de maus resultados no Brasileiro, o Vasco demitiu o técnico Ramon Menezes. O tropeço mais recente foi a derrota de 3 a 0 para o Bahia, nesta quarta-feira, pela 14ª rodada do Brasileirão, na noite desta quarta-feira.

Pelo Cruz-maltino, Ramon liderou a equipe por 16 partidas, sendo duas pelo Estadual, duas pela Copa do Brasil e 12 pelo Brasileiro, contabilizando oito triunfos, três empates e cinco derrotas, contabilizando um total de, aproximadamente, 56% de aproveitamento, superior ao que o clube tem no ano (48%). Antes de Ramon, o aproveitamento era de 40%.

Ramon chegou a ficar afastado de alguns jogos, como o de volta pela Copa do Brasil, por conta de ter sido infectado com a Covid-19, mas retornou no empate com o Red Bull Bragantino, em São Januário.

Em nota, o clube agradece os serviços prestados pelo comandante e informa que já está à procura de um novo treinador: "O Club de Regatas Vasco da Gama comunica que Ramon Menezes não é mais o treinador da equipe profissional. O Clube agradece os serviços prestados pelo profissional e, em breve, anunciará o seu substituto".

Ramon foi anunciado em março como substituto de Abel Braga. Em 2019, ele fora um dos auxiliares de Vanderlei Luxemburgo e, com mais uma troca no comando, a diretoria entendeu que o ex-meia teria condições de conduzir o time no Brasileirão.

O começo foi promissor em termos de organização tática, apesar de um cenário complicado no Carioca. Na Série A, o Vasco chegou a liderar. Mas o time perdeu desempenho nas últimas partidas e sofreu derrotas pesadas, especialmente para Atlético-MG e Bahia, e, hoje, está na 10º posição na tabela, com 18 pontos.

A demissão do treinador acontece a um mês da eleição presidencial no Vasco. O atual presidente, Alexandre Campello, é candidato à reeleição.