Meio Ambiente

Fiscalização de barragens em MG ganha reforço de R$ 9 mi

12/11/15 - 16h03


O governo federal está liberando R$ 9 milhões em investimentos adicionais para o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) adotar novas ações emergenciais na fiscalização de barragens de mineradoras instaladas no quadrilátero ferrífero de Minas Gerais. A medida é parte das ações adotadas pelo governo atendimento tragédia em Mariana, onde duas barragens romperam e inundaram parte da cidade.

O plano de trabalho apresentado pelo DNPM, conforme nota divulgada nesta quinta-feira (12) pelo órgão subordinado ao Ministério de Minas e Energia (MME), “é considerado essencial tendo em vista a quebra dos paradigmas utilizados na gestão de segurança das barragens de mineração, que ocorreu com o rompimento da estrutura Fundão, da empresa Samarco Mineração S.A., em Mariana”.

Os recursos serão aplicados entre 2015 e 2016 para avaliar barragens de rejeitos minerais de outras mineradoras. Entre as ações, o DNPM vai contratar auditoria independente para classificar os riscos que essas barragens possam apresentar em descumprimento à legislação.

O DNPM irá trabalhar em parceria com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), com as universidades e centros de pesquisa. Além da contratação emergencial de especialistas em Geotecnia.

Os técnicos do órgão estão em Mariana, onde já determinaram a interdição do empreendimento e paralisação imediata das operações da Unidade de Tratamento de Minérios da Samarco. "O prazo para a desinterdição é indeterminado e dependerá do cumprimento da legislação ambiental, mineral e segurança do trabalhador”, diz a nota.



Fonte: Portal Brasil