Futebol Nacional

Fla empata com o Bragantino e perde a chance de assumir a liderança do Brasileirão

Ogol | 08/02/21 - 09h13
Alexandre Vidal/Flamengo

O Flamengo teve nas mãos a grande chance de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro e jogar a responsabilidade para o Inter, mas falhou. Na noite deste domingo, o Rubro-Negro foi até o Nabizão para encarar o Bragantino e chegou a abrir o placar com Gabigol, mas após uma falha de Isla, o Massa Bruta chegou ao empate: 1 a 1. 

Com o resultado, o time comandado por Rogério Ceni soma 65 pontos, não ultrapassa o Colorado, que ainda joga na rodada, e deixa de depender apenas de si para a conquista do título. Do outro lado, o Braga chega a 48 e segue vivo na briga por uma vaga na Libertadores.

Intensidade, VAR e vantagem rubro-negra

Intenso e brigado. Assim foi o primeiro tempo de partida entre Red Bull Bragantino e Flamengo. Como de costume, o Flamengo adiantou suas linhas de marcação, mas encontrou um adversário que se manteve compacto e que não abdicou de jogar.

Tanto que a primeira grande chance do confronto foi criada pelo Massa Bruta. Aos 13, Artur recebeu com espaço pelo lado esquerdo, arrumou o corpo e bateu firme, obrigando Hugo Souza a fazer importante defesa.

Com o passar do tempo, o Rubro-Negro foi tomando conta do meio campo e ditou o ritmo das ações. Aos 29, após confusão na área do Braga, a bola chegou até Everton Ribeiro, que tentou uma bicicleta. A bola para Gustavo Henrique, que, livre de marcação, parou em grande intervenção de Cleiton.

A pressão flamenguista foi premiada pouco depois. Em cobrança de escanteio, Ryller puxou a camisa de Gustavo Henrique na pequena área, e, após análise do VAR, o árbitro marcou pênalti. Gabigol foi para a batida, deslocou Cleiton e abriu o placar no Nabizão: 1 a 0. Com o resultado, o Flamengo pulou momentaneamente para a liderança do Brasileiro.

Mesmo sem conseguir se impor, o Bragantino buscou um jogo franco e quase empatou com Artur. O meia aproveitou levantamento na área e, com um leve desvio de cabeça, tirou tinta do travessão de Hugo. O Fla respondeu ainda antes do intervalo com Bruno Henrique, que fez uma jogadaça na área, mas acabou desarmado pelo goleiro.

Falha custa caro

Na volta do intervalo, o Flamengo buscou manter a estratégia de pressionar a saída de bola do Bragantino. Foi assim que Everton Ribeiro e Bruno Henrique apareceram com espaço para finalizar, mas não tomaram a melhor decisão.

O Massa Bruta, por sua vez, sem encontrar alternativas para ganhar campo, apostou no lançamento longo. E funcionou. Aos 17, após passe de muito longe, Isla desistiu de ir na bola e viu Helinho aparecer no fundo e cruzar para Ytalo, que completou para o fundo das redes. Tudo igual em Bragança Paulista.

Com a igualdade no placar, o jogo ficou aberto no Nabizão. O Rubro-Negro voltou a intensificar suas ações no ataque, enquanto o time da casa recuou suas linhas para encaixar um contragolpe. O Fla chegou a ter mais duas chances claríssimas com Arrascaeta e Gabigol, mas Cleiton se agigantou para fechar o gol do Braga.

Nos minutos finais, mais do mesmo. O time comandado por Rogério Ceni acampou seus homens no campo ofensivo, e chegou a ter uma última oportunidade com Pedro, que, mais uma vez, foi defendida por Cleiton. Fim de papo!