Carnaval

Folia no sofá: veja 30 dicas de filmes para ver durante o Carnaval

TNH1 | 21/02/20 - 10h35

Pelos mais variados motivos, nem todo mundo vai cair na folia. Pensando na turma que vai passar o Carnaval entre o sofá e a geladeira, o TNH1 separou várias dicas de filmes para conferir na Netflix e também no Prime Vídeo. São 30 filmes para você escolher. 

Tem opções para todos os gostos. Na Netflix é possível conferir o filme que deu a Eddie Murphy uma indicação ao Globo de Ouro, Meu Nome é Dolemite, e também os oscarizados Corra! e Moonlight: Sob a Luz do Luar. Na lista ainda tem "Perdi Meu Corpo", animação que concorreu ao Oscar este ano. Se sobrar fôlego, dá pra conferir 'Corpo Fechado" e "Fragmentado", os dois primerios filmes da trilogia encerrada por 'Vidro", sendo que este terceiro você pode ver no Prime. 

Na lista das dicas do Prime Vídeo você já pode conferir a novíssima live-action de "O Rei Leão". O streaming da Amazon também conta com o recém vencedor do Oscar de Animação, Toy Story 4, e ainda é possível assistir a todos os filmes anteriores da saga de Woody e seus amigos. Tem ainda Green Book, vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2019, e o terrorzão "Hereditário". Confira nossa lista, prepare a pipoca e caia nessa folia cinematográfica. 

MEU NOME É DOLEMITE - biografia com veia cômica e atuação elogiada de Eddie Murphy

Depois de concorrer ao Globo de Ouro de Melhor Filme Cômico e Melhor Ator Cômico,  Eddie Murphy bem que esperava tentar a estatueta de melhor ator. A indicação não rolou, mas o filme vale a pena ser conferido.  Murphy de fato está perfeito na pelo do vendedor de discos  e comediante de pouco sucesso, Rudy Ray Moore, que vê sua vida mudar quando começa a ouvir as histórias das ruas para renovar seu repertório, inserindo piadas sujas e repletas de palavrões. 

Não demora muito para que ele faça sucesso, migrando o sucesso nas casas de show para discos extremamente populares, entre a população negra norte-americana. Decidido a ampliar seus horizontes, Rudy decide rodar por conta própria um filme estrelado por seu alter-ego Dolamyte, um cafetão bom de briga que sabe lutar kung fu. O que ele não imaginava era que fazer cinema fosse algo tão complicado quanto conseguir que seu filme seja exibido em circuito comercial.

QUEM COM FERRO FERE - e se você fosse o enfermeiro do homem que lhe prejudicou no passado?

Drama, horror, e suspense psicológico sobre vingança e redenção, conta a história de Mario  (Luis Tosar, do também excelente O Desconhecido, disponível na Netflix), um enfermeiro de uma casa de repouso que passa a ter um dilema em sua profissão ao ter cuidar de um idoso traficante intimamente ligado ao seu passado.

PERDI MEU CORPO - animação para adulto indicado ao Oscar este ano!

Indicada ao Oscar, essa animação francesa não foi páreo para Toy Store 4, mas é um baita filme de adulto que merece ser conferida. Conta a história de Naoufel (Hakim Faris) um jovem apaixonado por Gabrielle (Victoire Du Bois). Enquanto isso, em outra parte da cidade, uma mão decepada escapa de um laboratório de dissecação, determinada a encontrar seu corpo novamente.

CORRA!  Super terror vencedor do oscar que fala sobre racismo

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, também foi indicado a Melhor Filme, traz uma trama de terror que tem o racismo como tem central. Na trama, um homem negro vai conhecer os pais de sua namorada branca em uma viagem de fim de semana para o interior, mas o ambiente que parecia amistoso além da conta vai se transformando em um pesadelo. Em 2019 o diretor, Jordan Peele, brindou o público com outro terror de peso, Nós, com mais uma ótima recepção da crítica e do público. 

VIVER DUAS VEZES - Drama sensível sobre Alzheimer

Quando Emilio é diagnosticado com Alzheimer, ele e sua família resolvem partir em busca do seu amor de infância. O filme tem sido elogiado pela forma sensível com que trata do tema do Alzheimer. Destaque para a atuação de Mafalda Carbonell, como a a neta do protagonista "Blanca". Delicado ao tratar do Alzheimer, chama a atenção principalmente pelo personsagem Blanca, neta do protagonista, vivida pela atriz Mafalda Carbonell.

PAD MAN (O homem absorvente)  A incrível história do homem que popularizou o uso do absorvente na Índia

Louco. Pervertido. Herege. Esses e outros adjetivos se viraram contra  Arunachalam Muruganantham, o homem responsável por  popularizar o uso do absorvente na Índia. Ao inventar uma máquina que produzia absorvente a baixo custo, o 'Homem absorvente" do título Original resolveu um grande problema de saúde pública em seu país, não sem antes levar todos à loucura ao tentar testar seu protótipo em sua própria esposa e irmãs. Baseado numa história real, o filme faz rir e emociona ao contar a saga peculiar desse indiano. 

AMERICAN SON - Drama original e inesquecível sobre o racismo

Quando Jamal, seu filho adolescente de 18 anos, desaparece misteriosamente depois de sair com amigos, Kendra (Kerry Washington) e Scott (Steven Pasquale), um ex-casal inter racial, precisa enfrentar o preconceito de raça, gênero e classe dos procedimentos policiais padrão durante a busca pelo paradeiro do menino.

O HOSPEDEIRO  Filme do mesmo diretor de Parasita

Antes de ganhar o Oscar com Parasita, Bong Joon-ho fez outros filmes que não bombarm tanto quanto o megassucesso vencedor do Oscar de Melhor Filme. Neste O Hospedeiro, a crítica vai para o mais predador dos animais, o homem. Não é um grande filme do diretor, mas vale como curiosidade para quem aplaudiu Parasita. 

Na história, um cientista norte-americano, em um laboratório de uma base militar dos Estados Unidos na Coréia do Sul, ordena ao seu subalterno que despeje uma substância tóxica que escoará até o rio Han... sem saber dos perigos e consequências. Na beira do rio, em Seul, mora uma família proprietária de uma popular barraquinha de comida no parque. Junto ao pai, três descendentes vivem no mesmo lar: o filho mais velho que, apesar de ter 40 anos, é imaturo; a filha do meio, arqueira do time olímpico coreano; e o filho mais novo, desempregado. Todos cuidam de uma menina orfã que desaparece quando uma estranha mutação surge nas margens, obrigando-os a lutarem sozinhos contra os seu próprios medos.

SULLY: O HERÓI DO RIO HUDSON  Ele salvou centenas mas mesmo assim pode não ser um herói

Depois de salvar 155 passageiros em uma manobra arriscada,  piloto e co-piloto passam a ser questionado sobre a conduta diante do deastre iminente. Em janeiro de 2009, o Capitão Chesley "" Sullenberger pousou um avião em pane sobre o Rio Hudson, salvando a vida dos 155 passageiros do voo US Airways 1549. Nessa biografia, Clint Eastwood não irá apenas dramatizar "o milagre do Hudson" promovido pelo piloto veterano, como também contar a trajetória que transformou Chesley Burnett Sullenberger III num verdadeiro herói americano.

LENS - O perigo da internet retratado num drama impactante

Viciado em webcams e voyeurismo, um homem casado vê mais do que esperava quando uma desconhecida o obriga a assistir a um suicídio pela internet.

O CASTELO NO CÉU Animação emocionante do mesmo diretor de A Viagem de Chihiro

Do mesmo diretor do vencedor do Oscar "A Viagem de Chihiro",  essa animação encanta pela criatividade do roteiro.  A  aventura nas alturas começa quando Pazu, um aprendiz de engenheiro encontra uma jovem garota, Sheeta, flutuando pelos céus e usando um colar brilhante. Juntos eles descobriram que ambos estão procurando por um lendário castelo flutuante, Laputa, e prometem desvendar o mistério do cristal luminoso do colar de Sheeta. Contudo, a aventura deles não será fácil. Há piratas gananciosos dos céus, agentes secretos do governo e obstáculos impressionantes que tentam esconder a verdade e os separá-los.

CATFIGHT   Comédia surreal, transita entre gargalhadas e dramas

Comédia ácida e de uma violência surreal. Daquelas que você rir, mas com respeito. A dona de casa Veronica Salt e a artista Ashley Miller já foram amigas, mas após o término da facudade a amizade se desfez, deixando muito rancor entre as duas. Quando elas descobrem que estão na mesma festa de aniversário, uma grande briga se inicia sobre tudo que estava guardado durante anos. Só vendo pra crer. 

MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR - história surpreendente, Oscar de Melhor Filme em 2017

Black (Trevante Rhodes) trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso.

FRAGMENTADO E CORPO FECHADO - Dois promeiros filmes da trilogia encerrada por Vidro

A Netflix tem em seu catálogo os dois primeiros filmes da trilogia que é encerrada com Vidro, de 2019, disponível no Prime Vídeo (veja na lista abaixo das dicas do Prime).

Em Fragmentado, de 2019, James McAvoy vive um homem com 23 personalidades diferentes, e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar.

Mas a saga começou em 2000, com Corpo Fechado, um filme menos conhecido, mas que vale a pena conferir. Nele, um espantoso desastre de trem choca os Estados Unidos. Todos os passageiros morrem, com exceção de David Dunne (Bruce Willis), que sai completamente ileso do acidente, para espanto dos médicos e de si mesmo. Buscando explicações sobre o ocorrido, ele encontra Elijah Price (Samuel L. Jackson), um estranho que apresenta uma explicação bizarra para o fato.


O REI LEÃO - Simba volta em versão live-action

A saga de simba voltou às telonas em uma edição com apuro técnico incrível. Saindo das telonas rapidamente para o Prive Vídeo, é uma boa pedida para que quer rever esse sucesso inesquecível quanto para as novas gerações que ainda não conhecerem a história.

GREEN BOOK - Melhor Filme no Oscar 2019

Indicado em seis categorias do Oscar, acabou faturando três estatuetas: melhor roteiro original, melhor ator coadjuvante, para Mahershala Ali, e melhor filme. Com momentos cômicos e também emocionantes, mostra o pianista afro-americano de renome mundial, Don Shirley,  que, prestes a embarcar em uma turnê pelo sul dos Estados Unidos, em 1962, precisa de um motorista e guarda-costas.  Shirley recruta Tony Lipi, ítalo-americano fanfarrão do Bronx, aceita a tarefa. Apesar de suas diferenças, os dois homens desenvolvem uma ligação inesperada ao enfrentar o racismo e os perigos de uma era de segregação racial.

HEREDITÁRIO - Terror psciológico pertubador 

Filme de terror mas com uma pegada mais psicológica, que causa mais pertubação no telespectador do que susto. Fez sucesso no cinema, e é considerado injustiçado nas premiações. 

Após a morte da reclusa avó, a família Graham começa a desvendar algumas coisas. Mesmo após a partida da matriarca, ela permanece como se fosse um sombra sobre a família, especialmente sobre a solitária neta adolescente, Charlie, por quem ela sempre manteve uma fascinação não usual. Com um crescente terror tomando conta da casa, a família explora lugares mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram.

DENTRO DA CASA - história fora do comum com drama, comédia e suspense

Um rapaz de 16 anos consegue entrar na casa de um colega da sua aula de literatura e resolve escrever sobre o fato no seu trabalho de francês. Animado com o dom natural do aluno e o progresso do seu trabalho, o professor volta a apreciar a função de educador dos jovens. Entretanto, a invasão do aluno vai desencadear uma série de eventos incontroláveis. 

TOY STORY 4   -  Além do vencedor do Oscar 2020, confira toda a saga dos brinquedos

A quarta parte da saga da turma de  Woody e sua turma tem "garfinho", o coadjuvante que quase rouba a cena, e juntos acabaram faturando o Oscar de animação. Mas no Prime é possível conferir os 4 filmes da série. 

Neste quarta parte, Woody sempre esteve confiante sobre seu lugar no mundo e que sua prioridade é cuidar de suas crianças, seja Andy ou Bonnie. Mas quando Bonnie adiciona um relutante novo brinquedo chamado "Forky" ao seu quarto, uma aventura de estrada ao lado de velhos e novos amigos mostrará a ele o tamanho do mundo para um brinquedo.

DUMBO - elefantinho ganha direçaõ de Tim Burton, diretor de Alice e de A Fantástica Fábrica de Chorolate

Holt Farrier é uma ex-estrela de circo que retorna da guerra e encontra seu mundo virado de cabeça para baixo. O circo em que trabalhava está passando por grandes dificuldades, e ele fica encarregado de cuidar de um elefante recém-nascido, cujas orelhas gigantes fazem dele motivo de piada. No entanto, os filhos de Holt descobrem que o pequeno elefante é capaz de uma façanha enorme.

BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS - Jim Carrey numa bela reflexão sobre relacionamento amoroso

Ao descobrir que sua ex-namorada se submeteu a um tratamento experimental para apagá-lo de suas lembranças, Joel decide passar pelo mesmo processo. Porém, durante a experiência, ele percebe que não quer esquecê-la. 

EXTRAORDINÁRIO -  Os fãs do filme dizerm que o título serve de adjetivo para este drama comovente

August Pullman é um garotinho que nasceu com uma desordem craniofacial congênita. Pela primeira vez, ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança. No quinto ano, ele irá precisar se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.


SUSPIRIA - mistura de terror com melodrama que fez Tarantino chorar

No filme do mesmo diretor de Me Chame Pelo Seu Nome, as trevas tomam conta de uma renomada companhia de dança, envolvendo a diretora artística do grupo (Tilda Swinton), uma ambiciosa jovem dançarina (Dakota Johnson) e um psicoterapeuta de luto (Lutz Ebersdorf). Alguns irão sucumbir ao pesadelo. Outros irão finalmente despertar.


OS OUTROS (pesquisar por The Others) suspense de arrepiar com reviravolta na linha de "O Sexto Sentido"

Suspense de gelar a espinha com Nicole Kidman. O plot twist do final torna tudo ainda mais assustador. 

Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) decide por se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra. Como seus filhos possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem está sempre em total escuridão. Eles vivem sozinhos seguindo religiosamente certas regras, como nunca abrir uma porta sem fechar a anterior, mas quando eles contratam empregados para a casa eles terminam quebrando estas regras, fazendo com que imprevisíveis consequências ocorram.

ALÉM DA FRONTEIRA romance LGBT entre um israelense e um palestino

Nimer, um estudante palestino, e Roy, um advogado israelense, apaixonam-se desde a primeira vez em que se encontram. À medida em que a relação dos dois se desenvolve, Nimer tem que lidar com sua família conservadora e com sua condição de palestino morando em Israel. A situação piora quando um amigo próximo é capturado em Tel Aviv e assassinado na Cisjordânia

VIDRO - parte final da trilogia lançada iniciada com Corpo Fechado

Após a conclusão de Fragmentado (2017), Kevin Crumb (James McAvoy), o homem com 24 personalidades diferentes, passa a ser perseguido por David Dunn (Bruce Willis), o herói de Corpo Fechado (2000). O jogo de gato e rato entre o homem inquebrável e a Fera é influenciado pela presença de Elijah Price (Samuel L. Jackson), que manipula seus encontros e guarda segredos sobre os dois. 

O SEGREDO DOS SEUS OLHOS - Um dos filmes mais impactantes da última década, ganhou o Oscar de Filme Estrangeiro em 2010

Como acontece com frequênciaHollywood chegou a fazer um remake desse sucesso argentino, mas o resultado ficou bem aquém. A refilmagem americana, Os Olhos da Justiça, com Julia Roberts, pode ser conferino na Netflix.

Após trabalhar a vida toda num Tribunal Penal, Benjamín Espósito se aposenta. Seu tempo livre o permite realizar um sonho longamente postergado: escrever um romance baseado num acontecimento que vivera anos antes. Em 1974, foi encarregado de investigar um violento assassinato. A Argentina entrava num ciclo de extrema violência política e a investigação colocou em risco sua vida. Ao escavar velhos traumas, Benjamín confronta o intenso romance que teve com sua antiga chefe, assim como decisões e equívocos passados. Com o tempo, as memórias terminam por transformar novamente sua vida.

PRAZERES MORTAIS - 5 amigos dividem um loft para enconstros sexuais, até que uma mulher é achada morta

O títulio brasilerio clhicê esconde um suspense intrigante de primeira linha. Cinco amigos dividem um apartamento para seus casos extra-conjugais - até que a situação se torna dramática quando o corpo de uma jovem é encontrado no lugar.

MEU MELHOR AMIGO VAI CASAR - Versão espanhola de "O Casamento do meu melhor amigo"

Se Hollywood gosta de refilmar sucessos estrangeiros, porque a Espanha não pode fazer o mesmo com os filmes norte-americanos.  Este aqui é uma versão do sucesso com Julia Roberts, de 1997. Vale pela curiosidade, com muitas cenas do original fielmente reproduzidas. 

Quando um amigo de longa data de uma mulher revela que ele está noivo, ela percebe que o ama e se propõe a pegá-lo, com apenas alguns dias antes do casamento.