Nordeste

Foragido, mentor da 'Barbárie de Queimadas' é preso no Rio de Janeiro

Extra Online | 19/03/24 - 14h37
Foto: Reprodução/Polícia Civil

Eduardo dos Santos Pereira, mentor da "Barbárie de Queimadas", foi preso, nesta segunda-feira, numa casa alugada em Rio das Ostras, na Região dos Lagos. Ele — que estava foragido desde 2020, quando fugiu de uma penitenciária de segurança máxima na Paraíba — foi localizado por policiais civis da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav), que agiram em conjunto com a agentes da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil e da Polícia Civil paraibana.

Eduardo estava sozinho na casa quando foi localizados pelos policiais. Ele será encaminhado para uma audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.

A "Barbárie de Queimadas" ocorreu em 2012. Cinco mulheres que estavam numa festa de aniversário naquele município, na Paraíba, foram brutalmente estupradas por homens que consideravam como amigos.

Duas das vítimas, Izabella Pajuçara e Michelle Domingos, foram assassinadas porque reconheceram os agressores durante o estupro. Além de Eduardo, outros seis homens foram condenados pelo crime. Três adolescentes foram sentenciados a cumprir medidas socioeducativas. O caso foi tema do programa Linha Direta em maio de 2023.

Eduardo foi preso em 2012 e condenado a 108 anos de prisão em 2014 pelos crimes. Além dos cinco estupros, ele responde pelas mortes de Izabella e Michelle, formação de quadrilha, cárcere privado, corrupção de menores e porte ilegal de arma.

Em novembro de 2020, ele conseguiu fugir da Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes de João Pessoa, conhecida como PB1. O criminoso trabalhava na cozinha e se aproveitou quando um policial penal esqueceu um molho de chaves no local. Eduardo pegou as chaves, abriu o almoxarifado e saiu pela porta lateral do presídio.