Forças Armadas farão a segurança de 12 localidades de Alagoas neste domingo de eleições

Neste domingo (15), as Forças Armadas vão atuar na segurança de 12 localidades alagoanas durante as eleições municipais. Caberá aos militares o transporte de urnas eletrônicas e agentes eleitorais em 104 localidades. Na manhã deste s&aacut...

Publicado em 14/11/2020, às 08h17
Foto: Cortesia / 59º BI Mtz
Foto: Cortesia / 59º BI Mtz

Por TNH1 com Agência Brasil

Neste domingo (15), as Forças Armadas vão atuar na segurança de 12 localidades alagoanas durante as eleições municipais. Caberá aos militares o transporte de urnas eletrônicas e agentes eleitorais em 104 localidades.

Na manhã deste sábado (14), o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) realizou uma formatura de Apronto Operacional para preparar o efetivo que será empregado na Garantia da Votação e Apuração (GVA) das eleições. 

Após a formatura, o 59º BI Mtz deslocou o comboio logístico composto de aproximadamente 40 viaturas operacionais e administrativas, transportando cerca de 600 militares e materiais de emprego militar para municípios do interior de Alagoas, a fim de prover a segurança das atividades de GVA. 

O emprego da Forças Armadas, para realizar a segurança das eleições, foi autorizado em atenção à solicitação do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Alagoas (TRE/AL), com o objetivo principal de manter a segurança nos locais de votação e apuração, contribuindo para que o pleito ocorra dentro da normalidade institucional, coibindo possíveis crimes eleitorais em cooperação com diversos órgãos: Justiça Eleitoral, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e demais Órgãos de Segurança Pública do Estado de Alagoas e Agências.

Além de Alagoas, as Forças Armadas também farão a segurança em mais 604 locais em todo o Brasil. Os militares cumprirão esse papel em outros 10 estados: Acre, 20 localidades; Amazonas, 41; Ceará, 31; Maranhão, 98; Mato Grosso, 34; Mato Grosso do Sul, 8; Pará , 72; Piauí, 169 localidades; Rio Grande do Norte, 121; e Tocantins, 11 locais. 

Ao todo, cerca de 28 mil agentes atuarão em todo o Brasil durante o primeiro turno das eleições municipais. O apoio é necessário nos locais de difícil acesso da Justiça Eleitoral. É o caso de tribos indígenas e populações ribeirinhas, por exemplo.

Em 2020, esse apoio atingirá oito estados: 35 localidade do Acre; 26 no Amazonas; cinco no Amapá; uma na Bahia; quatro no Mato Grosso e no no Mato Grosso do Sul, duas no Rio de Janeiro e 27 localidades em Roraima.

Eleições 2020

Neste domingo, quase 148 milhões de eleitores poderão votar em 26 unidades da Federação. A população elegerá vereadores, prefeitos e vice-prefeitos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, há 19.342 candidatos a prefeito e 518.308 disputando uma vaga de vereador. Este ano não haverá pleito no Distrito Federal e nem em Fernando de Noronha, que é um distrito do estado de Pernambuco.

Gostou? Compartilhe