Eleições

Forças Armadas farão a segurança de 12 localidades de Alagoas neste domingo de eleições

TNH1 com Agência Brasil | 14/11/20 - 08h17 - Atualizado em 14/11/20 - 11h59
Foto: Cortesia / 59º BI Mtz

Neste domingo (15), as Forças Armadas vão atuar na segurança de 12 localidades alagoanas durante as eleições municipais. Caberá aos militares o transporte de urnas eletrônicas e agentes eleitorais em 104 localidades.

Na manhã deste sábado (14), o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) realizou uma formatura de Apronto Operacional para preparar o efetivo que será empregado na Garantia da Votação e Apuração (GVA) das eleições. 

Após a formatura, o 59º BI Mtz deslocou o comboio logístico composto de aproximadamente 40 viaturas operacionais e administrativas, transportando cerca de 600 militares e materiais de emprego militar para municípios do interior de Alagoas, a fim de prover a segurança das atividades de GVA. 

O emprego da Forças Armadas, para realizar a segurança das eleições, foi autorizado em atenção à solicitação do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Alagoas (TRE/AL), com o objetivo principal de manter a segurança nos locais de votação e apuração, contribuindo para que o pleito ocorra dentro da normalidade institucional, coibindo possíveis crimes eleitorais em cooperação com diversos órgãos: Justiça Eleitoral, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e demais Órgãos de Segurança Pública do Estado de Alagoas e Agências.

Além de Alagoas, as Forças Armadas também farão a segurança em mais 604 locais em todo o Brasil. Os militares cumprirão esse papel em outros 10 estados: Acre, 20 localidades; Amazonas, 41; Ceará, 31; Maranhão, 98; Mato Grosso, 34; Mato Grosso do Sul, 8; Pará , 72; Piauí, 169 localidades; Rio Grande do Norte, 121; e Tocantins, 11 locais. 

Ao todo, cerca de 28 mil agentes atuarão em todo o Brasil durante o primeiro turno das eleições municipais. O apoio é necessário nos locais de difícil acesso da Justiça Eleitoral. É o caso de tribos indígenas e populações ribeirinhas, por exemplo.

Em 2020, esse apoio atingirá oito estados: 35 localidade do Acre; 26 no Amazonas; cinco no Amapá; uma na Bahia; quatro no Mato Grosso e no no Mato Grosso do Sul, duas no Rio de Janeiro e 27 localidades em Roraima.

Eleições 2020

Neste domingo, quase 148 milhões de eleitores poderão votar em 26 unidades da Federação. A população elegerá vereadores, prefeitos e vice-prefeitos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, há 19.342 candidatos a prefeito e 518.308 disputando uma vaga de vereador. Este ano não haverá pleito no Distrito Federal e nem em Fernando de Noronha, que é um distrito do estado de Pernambuco.