Mundo

Foto de 'bebê mascarado' em voo viraliza e gera polêmica online

Crescer Online | 05/07/22 - 16h14
Foto: Reprodução/The Independent

Segundo o site The Spinoff, a foto teria aparecido pela primeira vez no fórum do Reddit. De lá, foi postada no Instagram, depois no Twitter e passou a ser notícia dos principais sites do mundo. Apesar de não haver mais informações sobre a idade da criança, nos comentários, muitas pessoas se divertiram com a imagem, mas outras expressaram preocupação. Afinal, a orientação dos pediatras, inclusive da Organização Mundial da Saúde (OMS), é para que bebês e crianças de até 2 anos não usem máscara facial sob o risco de asfixia.

Na Nova Zelândia, como na Austrália, todos os passageiros com mais de 12 anos devem usar máscaras em voos domésticos. Para crianças mais novas, recomenda-se que os pais escolham uma que se encaixe bem e seja confortável de usar.

Alerta - O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) divulgou em seu site orientações sobre o uso de máscaras para proteção contra o coronavírus. O documento aponta que o uso ajuda a reduzir a contaminação, mas faz um alerta importante: máscaras não devem ser usadas por crianças menores de 2 anos, pessoas com problemas respiratórios ou inconscientes.

De acordo com a agência, a máscara não deve ser usada por pessoas que não sejam capazes de removê-la sem assistência, inclusive adultos, porque podem causar sufocamento. Além disso, no caso das crianças, pediatras ouvidos pelo site LAist apontam ainda outros problemas, como o tamanho das máscaras, por exemplo, já que elas não são eficientes se não estiverem corretamente ajustadas ao rosto. Há ainda o fato de que a criança tende a tocar na máscara, então, pode se contaminar por outros orifícios; máscaras molhadas são consideradas sujas, e crianças costumam babar, salivar e ter o nariz escorrendo; e, por último, o incômodo causado pela máscara, que pode irritar as crianças.

No Brasil, o Ministério da Saúde também divulgou, durante a pandemia, um alerta sobre os riscos do uso da máscara e de protetores faciais por crianças menores de 2 anos de idade. As orientações seguem os mesmos protocolos dos emitidos pelo centro norte-americano de controle e prevenção de doenças (CDC). Segundo as recomendações do governo brasileiro, o uso das máscaras em crianças pequenas envolve riscos de asfixia, estrangulamento e morte por engasgo – já que um bebê não tem capacidade motora de retirar a proteção sozinho, em caso de refluxo.

Para evitar o contágio de recém-nascidos, o Ministério da Saúde sugere que visitas sejam evitadas. Quando as visitas forem necessárias, devem envolver o uso de máscaras pelos adultos, constante higienização das mãos, o mínimo manuseio possível do bebê e o distanciamento de pelo menos 1,5 metro. Bebês também não devem ser colocados em situações de exposição e aglomeração. Outro ponto importante é que mães com sintomas respiratórios ou que tenham tido contato domiciliar com pessoas com síndrome gripal devem usar máscara durante os cuidados e durante toda a amamentação, além de atentar à lavagem frequente das mãos.