Agenda Cultural

Fotolivro revela cenários deixados para trás nos bairros atingidos pelo afundamento do solo

Assessoria | 10/07/24 - 12h01
Josian Paulino

“Expulsão” é o nome do fotolivro que será lançado no dia 20 de julho, com setenta fotografias intimistas que abordam o cenário deixado para trás pelos ex-moradores dos bairros atingidos pelo afundamento do solo em Maceió.

Com curadoria e edição do fotógrafo Jorge Vieira, a publicação trás os olhares de Ana Paula Silva, ex-moradora de Bebedouro, Carlos Eduardo Lopes, Josian Paulino e Rafael Duarte, em imagens feitas entre 2019 e 2023, com linguagem documental e viés poético-crítico, carregadas de profunda identificação com o tema.

(Rafael Duarte)
(Ana Paula Silva)
(Carlos Eduardo Lopes)

“Como ex-moradora de Bebedouro, digo que este fotolivro é necessário, porque traduz a revolta das pessoas que foram obrigadas a deixar para trás parte importante de suas histórias e memórias afetivas, e o sentimento é mesmo de expulsão”, sintetiza a fotógrafa Ana Paula Silva.

Segundo Jorge Vieira, que assina a curadoria e edição, “nessa publicação, seus autores vão muito além das rachaduras, imagem icônica dessa que é a maior tragédia socioambiental urbana do planeta, porque fotografaram o desalento, a dor, a angústia, e outras manifestações humanas impregnadas nos cenários que trazem o Expulsão”.

O fotolivro será lançado dia 20 próximo, às 16h, à Rua Cel. Lima Rocha, 800, no Pinheiro, local onde está funcionando a Igreja Batista do Pinheiro, com entrada franca.