Mundo

França determina prisão domiciliar para 104 pessoas em 48 horas

16/11/15 - 08h33

França determina prisão domiciliar para 104 pessoas em 48 horas (Crédito: Reprodução)

França determina prisão domiciliar para 104 pessoas em 48 horas (Crédito: Reprodução)

O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, disse nesta segunda-feira que 168 localidades foram vasculhadas ao longo da última noite no país e que 104 pessoas foram colocadas em prisão domiciliar nas últimas 48 horas. "É apenas o início, essas operações vão continuar, a resposta da República será grande, será total", afirmou Cazeneuve, prometendo uma ação "implacável" como reação aos ataques da sexta-feira em Paris.


Uma grande ação, com polícia armada, está em andamento no bairro de Molenbeek, em Bruxelas, em meio à busca por envolvidos nos ataques da capital francesa. A polícia belga prendeu três suspeitos no bairro pobre de Bruxelas no sábado e continua a realizar buscas. Vizinhos foram orientados a ficar em suas casas e policiais mascarados isolaram uma área do bairro, por segurança.


Também nesta segunda-feira, uma graduada autoridade da Turquia disse que autoridades apontaram para um dos suicidas dos ataques de Paris em 2014. A Turquia teria alertado os franceses sobre o suspeito, mas não recebeu resposta. Autoridades turcas identificaram Omar Ismail Mostefai como possível "suspeito de terror" em outubro de 2014 e notificaram as autoridades em dezembro de 2014 e junho de 2015.


O escritório da promotoria de Paris disse que Mostefai havia sido identificado como uma pessoa com laços com o extremismo islâmico cinco anos atrás. A fonte turca disse que Mostefai entrou na Turquia em 2013, mas autoridades não tinham registro da partida dele.


Na França, uma autoridade disse que o suspeito de ser o cérebro dos ataques de Paris também estava ligado a frustrados ataques contra um trem e uma igreja. Esse suspeito foi identificado como o belga Abdelhamid Abaaoud.



Fonte: EBC