Contextualizando

Ganha Lula ou Bolsonaro? O futuro de Renan depende desse resultado.

Em 10 de Outubro de 2022 às 18:12

O senador Renan Calheiros (MDB), no cargo desde 1995, se mantém  protagonista na política de Alagoas também nas eleições deste ano.

Emplacou o ex governador Renan Filho (MDB) no Senado, articulou com o próprio Renanzinho e com o deputado Marcelo Victor (MDB) o nome de Paulo Dantas (MDB) governador tampão, é um dos comandantes da reeleição do atual ocupante do Palácio República dos Palmares e, mesmo sem estar formalmente coligado com o PT em nível nacional, fechou o apoio do seu partido à candidatura de Lula a presidente no segundo turno.

E ainda por cima tem sido porta voz do seu grupo aqui no Estado não apenas sobre as decisões tomadas, mas principalmente no confronto com os adversários do MDB.

Afinal, qual o seu interesse em termos de futuro?

Não é segredo para ninguém que Renan Calheiros almeja, prioritariamente, voltar a presidir o Senado Federal pela quarta vez, o que seria até natural se Lula voltasse à Presidência da República.

Outra hipótese que vem sendo colocada é o senador alagoano voltar a ser o Ministro da Justiça num eventual governo petista.

Nesse caso há um complicador: seu primeiro suplente, empresário Rafael Tenório, que foi presidente do CSA e assumiria o cargo de senador com a saída de Renan para um ministério, não nega a ninguém que defende a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

Como um voto num Congresso com maioria pró Bolsonaro vai valer muito, é preferível apostar na primeira hipótese, de Renan Calheiros presidir de novo o Senado.

Só a vitória de Jair Bolsonaro pode atrapalhar seus planos.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas